Contribuição ao estudo da talha luso-brasileira: os riscos do acervo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.067-081Keywords:
Riscos, Talha, Arte luso-brasileira.Abstract
A ornamentação interna dos templos religiosos erguidos em Minas Gerais, no decorrer do século XVIII e das primeiras décadas dos oitocentos, exigiu o empenho de profissionais dedicados a elaborar relevos talhados em madeira, que tinham como fim transformar os ambientes internos das edificações, recobrindo retábulos e paredes para estabelecer a plasticidade inexistente na austera alvenaria. Embora reconhecida a operação dos oficiais envolvidos no planejamento e execução dessas obras, persistem indagações sobre o processo de concepção dos projetos ornamentais, materializados em representações gráficas comumente conhecidas, em língua portuguesa, como riscos, que testemunham a etapa antecedente à fábrica dos serviços. Nesse sentido, o artigo que se apresenta tem como orientação interpor novos elementos para a compreensão do universo projetual da talha luso-brasileira, a partir da análise de três desenhos, não examinados pela história da arte, localizados no Museu da Inconfidência (Ouro Preto), idealizados para subsidiar a confecção de um retábulo, um detalhe ornamental e um castiçal.
Downloads
References
ARQUIVO CENTRAL DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTíSTICO NACIONAL - SEÇíO RIO DE JANEIRO. Rede de Arquivos do IPHAN. Desenho de Castiçal: Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto. Disponível em: <http://acervodigital.iphan.gov.br> Acesso em 5 de maio de 2020.
ARQUIVO DA CASA SETECENTISTA DE MARIANA – Ações cíveis. Códice 251 - Auto 6217, Cartório do 2º ofício.
ARQUIVO DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PILAR. Livro de Termos da Irmandade do Santíssimo Sacramento, 1729-1777, v. 224.
ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO: Instituto de Investigação Científica Tropical. Minas Gerais, PT/AHU/CARTM/011/01168.
ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO. Livro de arrematações de contratos e ofícios públicos a cargo da Provedoria da Real Fazenda em Vila Rica (1744-1765). Casa dos Contos. Códice 1075.
íVILA, Affonso; GONTIJO, João Marcos Machado; MACHADO, Reinaldo Guedes FUNDAÇíO JOíO PINHEIRO. Barroco mineiro: glossário de arquitetura e ornamentação. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1996.
BAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2v., 1983.
BOHRER, Alex Fernandes. Os diálogos de Fênix: fontes iconográficas, mecenato e circularidade no barroco mineiro. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
BOHRER, Alex Fernandes. A Talha do Estilo Nacional Português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística. 2015. 2 v. Tese (Doutorado em História). FAFICH, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
CENTRO DE ESTUDOS DO CICLO DO OURO. Livro de Receitas e Despesas da Irmandade do Rosário dos Pretos de Ouro Preto, 1723-1798, v. 132.
GUTIERREZ, Angela; RAMOS, Adriano. Francisco Vieira Servas e o ofício da escultura na capitania das minas do ouro. Belo Horizonte: Instituto Cultural Flávio Gutierrez, 2002.
GUTIERREZ, Rodrigo Luiz Minot. Estudo sobre as representações e o processo de produção da arquitetura colonial em Ouro Preto no século XVIII: risco debuxado na parede da capela do Carmo de Ouro Preto. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Arquitetura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
HILL, Marcos Cesar de Senna. Le sculpteur Francisco Xavier de Brito: etat de la question et analyse de son oeuvre de la chapelle de la Penitencia de São Francisco de Rio de Janeiro. Tese (livre docência). Universite Catholique de Louvain, Louvain, 1990.
LEMOS, Paulo. (org.). Ouro Preto: Igrejas Capelas; Churches and Chapels. Églises et Chapelles. Ouro Preto: Ouro Preto Editora, 2016.
MARTINS, Judith. Dicionário de artistas e artífices dos séculos XVIII e XIX em Minas Gerais. Rio de Janeiro, Publicações da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, nº 27, 2v., 1974.
MENEZES, Ivo Porto de. Manoel Francisco de Araújo. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n.18, p. 83-113, 1978.
MENEZES, Ivo Porto de. Antônio Francisco Lisboa. Belo Horizonte: C/Arte, 2014.
MUSEU DA INCONFIDÊNCIA. Desenho Arquitetônico. Ouro Preto. Disponível em: <http://museudainconfidencia.acervos.museus.gov.br/acervo-museologico/desenho-arquitetonico-5/>. Acesso em 20 de abril 2020.
MUSEU DA INCONFIDÊNCIA. Dossel para a igreja Nossa Senhora das Dores, Ouro Preto. Ouro Preto. Disponível em: <http://museudainconfidencia.acervos.museus.gov.br/acervo-museologico/desenho-arquitetonico-6/>. Acesso em 20 de abril 2020.
MUSEU DA INCONFIDÊNCIA. Risco Castiçal. Ouro Preto. Disponível em: < http://museudainconfidencia.acervos.museus.gov.br/acervo-museologico/desenho-documental/>. Acesso em 20 de abril 2020.
OLIVEIRA, Marcelo Almeida. Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia em Ouro Preto: religiosidade e rivalidade nas Minas Setecentistas. In: FERREIRA-ALVES, Natália Marinho (Org.). A Misericórdia de Vila Real e as Misericórdias no Mundo de Expressão Portuguesa. Porto: Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, 2010, p. 421-440.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; SANTOS FILHO, Olinto Rodrigues dos; SANTOS, Antônio Fernando Batista dos. O Aleijadinho e sua oficina: catálogo das esculturas devocionais. 2 ed. Rio de Janeiro: Capivara, 2008.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; CAMPOS, Adalgisa Arantes. Barroco e rococó nas igrejas de Ouro Preto e Mariana. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Monumenta, 2v. 2010.
PEDROSA, Aziz José de Oliveira. Uma Oficina de talha na Sé de Mariana: o fazer artístico e o contrato de trabalho. Varia História, Belo Horizonte, v. 29, n. 50, p. 597-631, maio/agosto de 2013.
PEDROSA, Aziz José de Oliveira. Modelos, formas e referências para os retábulos em Minas Gerais: o caso do tratado de Andrea Pozzo. Revista Autônoma, Madri, 13, p. 103-124, 2018.
PEDROSA, Aziz José de Oliveira. A produção da talha joanina na Capitania de Minas Gerais: retábulos, entalhadores e oficinas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.
RODRIGUES, Francisco de Assis. Diccionario Technico e Historico de Pintura, Esculptura, Architectura e Gravura. Lisboa: Imprensa Nacional, 1876.
SILVA, Mateus Alves. O tratado de Andrea Pozzo e a pintura de perspectiva em Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).