Minicurso: Mulheres do Atelier 17: inspirações e reflexões

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.315-326

Keywords:

Atelier 17, Mulheres do Atelier 17, Gravura, Stanley William Hayter, Sue Fuller.

Abstract

Este ensaio apresenta como experiência pessoal, uma reflexão sobre o "Mini-curso–Mulheres do Atelier 17," ministrado pela historiadora de arte, Christina Weyl, parte baseado nos eventos: a exposição "Atelier 17 e a gravuras nas Américas" e a conferência internacional "Atelier 17–a Gravura no Brasil e nos Estados Unidos: 1900 a 1950" que aconteceram no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo–MAC USP em 2019. O "Mini-curso" apresentou mulheres artistas que fizeram parte do Atelier 17–criado e fundado por Stanley Willian Hayter–na cidade de Nova Iorque entre 1940 e 1955. Em uma leitura particular, Sue Fuller destaca-se pela maneira criativa que incorporou no seu trabalho o uso de textura com tecido na composição e técnica de um dos seus trabalhos. Finalmente, a participação no estudo–As Mulheres do Atelier 17–proporcionou reflexões e inspirações relacionadas a experiências com um coletivo de mulheres gravuristas nos Estados Unidos (2006–2009), que foram orientadas por Sylvie Covey. Ambos os casos utilizam processos inovadores de gravura e também demonstram a importância do trabalho coletivo e criativo para promover a troca de conhecimento entre os artistas e o mentor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosane Maria Demeterco Bussmann, Universidade de São Paulo

Doutoranda pelo Programa Interunidades de Pós-graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (2016- ). Bolsista CAPES. Foi membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP, como representante discente (2017-2018). Pesquisadora em Estética e História da Arte. Monitora no curso de graduação em Marketing da Universidade de São Paulo (2018-2020). Graduação em Desenho Industrial – Habilitação em Programação Visual – UFPR (1995). Especialização em Administração e Marketing – FAE (1996). Mestre em Educação – PUC PR (1999). Designer Gráfica e Artista Plástica, recebeu o prêmio de melhor gravura (USA, 2007) e o segundo lugar do "Prêmio Bom Design" (Curitiba, 1996).

Jane Aparecida Marques, Universidade de São Paulo

Professora Associada em Comunicação e Marketing. Vice-coordenadora doPrograma Interunidades de Pós-graduação em Estética e História da Arte e atua no Mestrado Profissional em Empreendedorismo, ambos da Universidade de São Paulo.

References

References

ARCHIVES OF AMERICAN ART, SMITHSONIAN INSTITUTION. Oral history interview with Sue Fuller, 1975 April 24-May 8. Available at: https://www.aaa.si.edu/collections/interviews/oral-history-interview-sue-fuller-13068#transcript. Access: 3 Dec. 2019.

COVEY, Sylvie. Photoshop for artists: a complete guide for fine artists, photographers, and printmakers. New York: Watson-Guptill Publications, 2012.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Lí­vio Abramo. Available at: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9132/livio-abramo. Access: 2 Dec. 2019.

ESPADA, H. The collection of prints by Geraldo de Barros at MAC USP and some hypotheses about his passing through Atelier 17. In: MAC. Atelier 17 e a gravura moderna nas Américas [Atelier 17 and modern engraving in the Americas]. Catálogo de exposição [Exhibition Catalog]. [São Paulo]: MAC, [2019]. p. 148.

GUGGENHEIN. Jackson Pollock. Available at: https://www.guggenheim.org/artwork/artist/jackson-pollock. Access: 2 Dec. 2019.

HAYTER, J. (produced and written). New Ways of Gravure. Documentary written and produced by Julian Hayter, sun of Stanley Willian Hayter, about atelier 17 in Paris, sd. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=wUIM9ZiMqzw. Access: 19 May. 2019.

HAYTER, S. W. New ways of gravure. New York: Pantheon, 1949.

__________. New ways of gravure. New York: Watson-Guptill Publications, 1981.

KAINER, J. Stanley Willian Hayter: an introduction. In: Black, Peter, et. al. The prints of Stanley Willian Hayter: a complete catalogue, 1992.

MAGALHíES, A. G. Atelier 17 in the Tropic of Capricorn. In: MAC. Atelier 17 e a gravura moderna nas Américas [Atelier 17 and modern engraving in the Americas]. Catálogo de exposição [Exhibition Catalog]. [São Paulo]: MAC, [2019].

MAC. MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SíO PAULO. Atelier 17 e a gravura moderna nas Américas [Atelier 17 and modern engraving in the Americas]. Available at: http://www.mac.usp.br/mac/expos/2019/atelier17/curadores.html#topo. Access: 30 Nov. 2019.

SACCHETTIN, P. Lí­vio Abramo: learning and teaching. In: MAC. Atelier 17 e a gravura moderna nas Américas [Atelier 17 and modern engraving in the Americas]. Catálogo de exposição [Exhibition Catalog]. [São Paulo]: MAC, [2019].

SAFF, D.; SACILOTTO, D. Printmaking: history and process. United States of America: Thompson Learning, Inc., 1978.

SHAFER, Ann. Atelier 17 and its founder, Stanley Willian Hayter. In: MAC. Atelier 17 e a gravura moderna nas Américas [Atelier 17 and modern engraving in the Americas]. Catálogo de exposição [Exhibition Catalog]. [São Paulo]: MAC, [2019].

SAAM–SMITHSONIAN AMERICAN ART MUSEUM. Sue Fuller. Available at: https://americanart.si.edu/artist/sue-fuller-1701. Access: 3 Dec. 2019.

TOLEDO, C. R. de. As doações Nelson Rockefeller no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. MA (thesis presented in 2015. MAC USP. Available at: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-29012016-105805/pt-br.php. Access: 18 May 2019.

TOLEDO, C. R. de; MAGALHíES, A. G.; BROWNLEE, J. (Org.). Atelier 17 e a gravura moderna nas Américas [Atelier 17 and modern engraving in the Americas]. Catálogo da exposição [Exhibition Catalog]. São Paulo: MAC, 2019. 308 p.

WEYL, Christina. Christina Weyl. Available at: http://christinaweyl.com. Access: 30 Nov. 2019.

__________. Mini-course: The Women at Atelier 17. MAC, 15 Apr. to 18 Apr. 2019.

Downloads

Published

2020-05-14

Issue

Section

Ensaios