Visibilidades da Imagem Fotográfica em Mediação com a Realidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.174-188Keywords:
Visibilidade, Fotografia, Espectador, Identificação.Abstract
Este artigo propõe analisar conceitos que envolvem a problemática da visibilidade e de identificação em duas séries fotográficas produzidas pela Artista Fabiane Machado, assim como a relação que as obras estabelecem com o espectador. As fotografias foram realizadas a partir de técnicas experimentais de distorção da imagem e seu desenvolvimento desencadeou questionamentos estéticos e teóricos que conduzem a sua produção poética. São traçados paralelos dentro da proximidade estética com os autorretratos de Francis Bacon, assim como apoio teórico em pensadores como Didi G. Huberman, André Rouillé e Roland Barthes. Os referenciais apresentados se fazem necessários para melhor compreender as relações entre imagem e visibilidade.
Downloads
References
BACON, Francis. Autorretrato. Disponível em: http://corpoesociedade.blogspot.com.br/2010/07/os-auto-retratos-de-francis-bacon.html. Acesso em: 1º mar. 2019.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
CHATEAU, Dominique. Poiética da Recriação: sobre um auto-retrato de Francis Bacon. Porto Alegre: Revista de Artes Visuais UFRGS, 13(21), p.61 -68, 2004.
DAGUERRE, Louis. Boulevard du Temple. Disponível em: http://www.independent.co.uk/news/world/world-history/this-is-the-first-ever-photograph-of-a-human-and-how-the-scene-it-was-taken-in-looks-today-9841706.html. Acesso em: 25 abr. 2019.
DEPARTAMENTO DE POLíCIA CIVIL DO ESTADO DO PARANí. Padronização Para A Fotografia Da Carteira De Identidade. 2003. Disponível em: http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/arquivos/File/Instru%20e%20Proc/foto%20pati.pdf. Acesso em 20/09/2019
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos o que nos olha. São Paulo: 34 ed. 1998.
NIEPCE, Joseph. 1 imagem. Disponível em:
http: //www.hrc.utexas.edu/exhibitions/permanent/firstphotograph/history/#top. Acesso em: abr. 2016.
MOHOLY-Nagy. Lázló 1 imagem. Disponível em: http://www.metmuseum.org/toah/hd/phbh/hd_phbh.htm. Acesso em: 13 mar. 2016.
PHOTOGRAPHY AT THE BAUHAUS – In Heilbrunn Timeline of Art History. Department of Photographs. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000. Disponível em: http://metmuseum.org/toah/hd/phbh_phbh.htm. Acesso em: 25 abr. 2016.
ROUILLÉ, André. A fotografia – entre o documento e arte contemporânea. São Paulo: Ed. Senac, 2009.
SALLES, Cecília Almeida. Estética do Movimento Criador. In: SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado – processo de criação artística. SP: Annablume, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).