Tecnologia, Arte e Entretenimento: A Obscuridade dos Artifí­cios para Estí­mulo do Progresso e do Consumo.

Authors

  • Venise Paschoal de Melo Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Luciana Martha Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2014.1.02.09-20

Keywords:

Arte contemporânea, Entretenimento, Tecnologia

Abstract

A proposta deste artigo é gerar reflexões a respeito das relações entre os avanços tecnológicos e o uso do entretenimento, inseridos no contexto da arte contemporânea, como um modo de estimular determinadas ideologias e reforçar sistemas de controle sobre determinado público, visando estimular, principalmente a crença no progresso tecnológico. Apresentamos nosso argumento localizado em três momentos distintos: (1) Exposições Universais do século XIX; (2) as implicações sobre o contexto dos meios de comunicação e o consumo, especificamente sobre o cinema e a televisão, e (3) a problematização da arte no século XXI, quando inserido nos dos meios digitais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Venise Paschoal de Melo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Estudos de Linguagens (UFMS), doutoranda em Tecnologia/PPGTE (UTFPR, Curitiba/PR - Brasil).

Luciana Martha Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Pós-Doutora pela Universidade de Michigan.Professora do PPGTE/UTFPR.

Published

2014-12-17

Issue

Section

Artigos