As Cidades Sensí­veis: Ação Poética por Meio da Memória da Experiência

Authors

  • Flávio Silvério da Silva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Ana Luiza Carvalho Universidade Federal de São João del-Rei
  • Karla Maria de Oliveira Pereira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Adilson Roberto Siqueira Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.91-103

Keywords:

transdisciplinaridade, experiência, performance, urbano

Abstract

A proposta do presente artigo é trazer o relato proveniente da oportunidade de realização de um trabalho prático, performático, elaborado para a disciplina Troca de Saberes, do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidades da Universidade Federal de São João del Rei. A intenção de nossa atividade prática foi ressaltar, por meio da influência do texto "Notas sobre a experiência e o saber de experiência" , de Jorge Larrosa Bondí­a, as experimentações que deixamos de nos submeter ao lidarmos com o cotidiano de nossas vidas corridas dentro do meio urbano. O texto expõe as motivações que levaram à proposição do trabalho, juntamente com a sua forma de desenvolvimento, colocando, por fim, as assimilações das experiências obtidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávio Silvério da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestrando do Programa Interdepartamental de Pós Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela UFSJ. Pós-graduando do curso de Especialização em Mí­dias na Educação pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista com MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário Estácio de Sá - Unidade de Juiz de Fora (2016). Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008)

Ana Luiza Carvalho, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestranda do Programa Interdepartamental de Pós Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo com experiência profissional na área, com ênfase em concepção de projetos e obras arquitetônicas, desde os estudos preliminares ao detalhamento final. Possui interesse em pesquisas voltadas para ocupações artistí­cas em espaços abandonados, processos de projetos compartilhados e colaborativos, práticas sociais e artí­sticas no espaço urbano, reabilitação de espaços subutilizados e narrativas contemporâneas em artes, arquitetura, urbanidades e sustentabilidade.

Karla Maria de Oliveira Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestranda do Programa Interdepartamental de Pós Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade e integrante do projeto de extensão ECOLAB, ambos da UFSJ. Possui graduaçãoemTeatro (2015).Estuda o teatro como articulador de conhecimento rumo a uma cultura de sustentabilidade.

Adilson Roberto Siqueira, Universidade Federal de São João del-Rei

É artista-pesquisador, professor associado do curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidades e professor do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Possui graduação em Artes Cênicas (1992), mestrado em Artes Corporais (2000), doutorado em Educação Fí­sica/Pedagogia do Movimento (2005), todos obtidos junto í  Universidade Estadual de Campinas, Pós-doutorado (2006) junto í  Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena (Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien). Possui também pós-doutorado em performance junto í  UNIRIO (2016).

Published

2018-06-10

Issue

Section

Dossiê: SIAUS - ESPAÇOS