A Visualidade em Diálogo: Arte, Percepção e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.155-170Keywords:
Percepção. Visualidade, Sinestesia, Arte, Entrecruzamento sensorial.Abstract
O presente artigo tem como objetivo contextualizar e analisar o campo da visualidade, adotando uma abordagem sobre o ato da visão que se configura além do olho, demandando outra instância para pensar o visível. Para tanto, busca-se investigar a produção de artistas, obras visuais e audiovisuais que convocam um paradigma auditivo como aglutinador de conhecimentos, contextualizando e reconstruindo uma forma de abordagem para a percepção visual. Nesse contexto, a questão da sinestesia se torna um centro conceitual apto para explicar a relação entrecruzada dos sentidos da audição e visão. Desse modo, através das obras e a condição sensorial do artista Neil Harbisson, e ainda, de análises do contexto histórico e das técnicas de produção da visual music, será exposto a forma entrecruzada como o "ver" pode se manifestar e se implicar. Articulam-se fundamentalmente tais casos com Gibson (1986) e Ingold (2002).
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).