MARIA MARTINS – FORMAS FEMININAS EM DIÁLOGO
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.226-241Keywords:
Mulheres artistas, Formas femininas, Arte moderna, Arte contemporânea, Maria Martins.Abstract
Maria Martins foi uma escultora brasileira, conhecida por suas "formas estranhas" e a partir de seus relacionamentos, tanto com o marido, um Embaixador, quanto com outros artistas ilustres do início do século XX, como Marcel Duchamp. Neste artigo, proponho rever, primeiramente, a crítica de sua obra, nos anos 1950 e no início do século XXI, quando foi retomada, e, em especial, demonstrar possíveis conexões entre suas formas esculturais híbridas e as produções de artistas como a Baronesa Elsa von Freytag-Loringhoven e Sophie Calle. Para isso, analiso algumas de suas esculturas, como Iara e Impossible, mas também assemblages e ready-mades da Baronesa, assim como dois projetos de Sophie Calle apresentados em Double Game (1999), estabelecendo relações entre essas obras e alguns dos objetos construídos ou "reapropriados" por Marcel Duchamp. A partir dessas análises e dos diálogos formados, percebe-se que a dimensão do corpo feminino (mas também do corpo meio humano, meio animal e vegetal), nas esculturas e outros objetos, reposiciona a "modelo" ou objeto de uma reprodução como aquela que lança o olhar e também cria e reflete. Assim, os nomes das obras e das posições ocupadas pelas artistas – baronesa, embaixatriz, detetive, etc. – são retomados a partir de sentidos e perspectivas diversos, indicando não mais posições ou funções limitantes; e os títulos das obras desenvolvidas por elas também são reconsiderados. Através dessas ligações, e suas consequentes diferenças, formulam-se reflexões sobre a questão da reprodução, da réplica ou da cópia (e dos moldes ou modelos) e, portanto, da série, o que leva a pensar nas problemáticas acerca da modernidade, com teóricos como Walter Benjamin e Jacques Derrida.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).