O VIRTUAL A PARTIR DO VISUAL: RELAÇÕES ENTRE ARTE E TECNOLOGIA NA OBRA DE MAÍRA DAS NEVES
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.074-086Keywords:
Interdisciplinaridade, Arte ContemporâneaAbstract
Em tempos de grande trânsito informacional e de sensação de mudanças tecnológicas em continuum, este artigo propõe uma leitura de quatro obras da artista brasileira Maíra das Neves. As obras analisadas foram selecionadas a partir do acervo digital da artista (www.mairadasneves.art.br), por sua vez composto por fotografias, textos e links sobre o contexto de produção dos trabalhos, no intuito de pensar como processos artísticos podem sugerir reflexões a respeito do caráter sócio-cultural da tecnologia. No bordado Enduro, por exemplo, ao representar o pixel como ponto cruz, a artista possibilita pensarmos sobre o não automatismo do desenvolvimento de processos tecnológicos, ressaltando como a agência humana está sempre presente nas materialidades e nos conceitos de ciência e tecnologia que as constituem. Já na série imagética Contato, ao traduzir imagens de webcam para a fotografia e a pintura, Maíra das Neves trata de suas relações com essas imagens, destacando como o ato de se apropriar das mesmas e criar vínculos não ocorre de modo instantâneo. Por sua vez, na instalação Um Lance de Cartas e nas imagens do Setor Sul, a virtualidade é ainda mais deslocada da materialidade do computador, aproximando o imaginário técnico de processos subjetivos e sociais. Considerando os escritos de Oliver Grau a respeito das tentativas históricas de criação de espaços visuais imersivos na pintura e no cinema, assim como os estudos culturais da tecnologia, podemos refletir sobre como Maíra nos convida a pensar lendas, cartas de tarô, ponto cruz e discursos também como espaços imersivos. Espaços e materialidades que interpelam os modos pelos quais as pessoas constroem suas rotinas e se organizam socialmente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).