TECENDO MEMÓRIAS, ATRAINDO OLHARES: a apropriação de padrões ornamentais e decorativos na expressão artística
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.322-337Keywords:
Memórias. Apropriação. Deslocamento.Abstract
Esta pesquisa teve por objetivo investigar a ressignificação de objetos do universo feminino na poética das artistas Beatriz Milhazes e Leda Catunda, do Brasil e Joana Vasconcelos, de Portugal, que utilizam referências e técnicas trazidas de um processo artesanal para a produção de arte. A escolha destas artistas pautou-se na existência da possibilidade de um diálogo entre a poética de cada uma delas com a minha. Em seus trabalhos utilizam-se de objetos femininos, deslocando-os do lugar comum para a arte. Suas cores são vibrantes, tratam de questões sociais e de gênero, inspiram-se na cultura popular. Os trabalhos manuais, os adornos e ornamentos nas obras destas artistas reafirmam o fazer artesanal e feminino no espaço da arte. O objetivo de compreender a poética de cada uma das artistas e a minha própria foi se construindo ao longo do trabalho, na realização de obras autorais. O procedimento metodológico parte da investigação teórica e do trabalho prático em relação dialética ao longo de todo o processo. Algumas perspectivas foram abertas por meio dessa pesquisa que certamente se ampliam na relação com a arte. Ao tecer essa narrativa, ao dialogar com as sensibilidades que as artistas mencionadas evocam nas urdiduras de suas obras, ao ver-me enredada nos possíveis significados de seus trabalhos identifico minha poética e construo obras que modificam meu próprio olhar, almejando seduzir/transformar o olhar do espectador. Resultou deste processo a realização de cinco obras nas quais utilizei tecidos de padronagens diversas, deslocados de seu uso habitual para construção de objetos, estes trabalhos estabelecem diálogo poético com as artistas mencionadas, remetem à ideia de tecer uma obra ao mesmo tempo em que se tece a vida, contando uma história, deixando "pegadas". A pesquisa teórica ressaltou a importância histórica dos trabalhos manuais, enquanto meio de sobrevivência para muitas mulheres, embora confinadas no espaço doméstico, provocaram a transformação das relações de subordinação financeira. Ao aprofundar-me no estudo da poética destas artistas vislumbro alegria, aconchego, maciez, conforto, cores e formas. Interessa-me especialmente o que elas trazem de intrigante, de belo, de lúdico e, ao mesmo tempo, de contestador.
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