ESCULTURAS HIPER-REALISTAS E A DESCONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL NO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.1.116-129Keywords:
hiper-realismo, escultura, corpo, háptico, biopolítica.Abstract
Ron Mueck, Jamie Salmon e Sam Jinks são alguns dos artistas contemporâneos que trabalham com a estética hiper-realista em esculturas. Notamos em suas obras a intenção de apresentar corpos humanos próximos a um estado "natural" que se afasta dos padrões estéticos do corpo jovem e perfeito tão longamente explorado pelas mídias de massa. Os trabalhos expõem a fragilidade do corpo por meio da representação das marcas do tempo e de expressões de dor e angústia. Neste trabalho, interessa-nos compreender o potencial estético-político que tais obras carregam. Nossa hipótese é que o biopoder que age sobre os corpos na sociedade contemporânea global e desmaterializada seja um agente que contribua para um maior engajamento sobre imagens que aguçam o sentido háptico (ligado ao tato), como acontece no caso das esculturas citadas. Diversos autores (Deleuze e Guattari, 1997; Marks, 2000; Paterson, 2007) mostram que o sentido háptico carrega em si um potencial de transformação por estimular o corpo, retirando-o do lugar de espectador passivo, de desengajamento e de distanciamento para um estado ativo, de contato e de proximidade. Nossa intenção é refletir sobre as poéticas das esculturas hiper-realistas contemporâneas em sua relação com a desconstrução da imagem corporal.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).