ESCULTURA ALÉM DA IMAGEM

materialidade, técnicas e novos suportes.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2026.13.12086

Keywords:

escultura contemporânea, Desmaterialização da arte, redes sociais, arte pós digital

Abstract

Este artigo examina as transformações da prática escultórica no século XXI a partir de um problema central: como conciliar a materialidade intrínseca à escultura com os processos de desmaterialização impostos pela virtualidade, pela computação em nuvem e pelas redes sociais? Por meio de um diálogo crítico entre as teorias de Rosalind Krauss, Hito Steyerl, Claire Bishop, Miwon Kwon e Jane Bennett, e da análise de obras de KAWS, Takashi Murakami, Jason deCaires Taylor, Edoardo Tresoldi e William Kentridge, o artigo argumenta que a escultura contemporânea não sucumbe à desmaterialização, mas a incorpora como parte de sua própria materialidade expandida. A contribuição original do artigo reside em propor o conceito de materialidade de nuvem – a condição paradoxal pela qual o objeto escultórico existe simultaneamente como corpo físico vibrante e como imagem circulante em ecossistemas digitais. Metodologicamente, adota-se uma abordagem de análise de casos cruzada, que examina cada obra sob as cinco lentes teóricas, permitindo identificar padrões recorrentes e contradições específicas. Conclui-se que a escultura do presente não abandona sua especificidade, mas a reinventa como negociação constante entre presença local e existência digital.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Tristão Wayner Gonçalves, Universidade Federal do Sul da Bahia

Universidade Federal do Sul da Bahia (Teixeira de Freitas, BA). Wayner Tristão (Rio de Janeiro, 1978) é Doutor em Artes visuais com ênfase em imagem animada. É autor dos livros Eternidade do instante: gifs, loopings, imagem técnica atemporal, Editus 2022; Urbanidades: aportes del arte público en la construcción de la mirada en las megalópolis contemporáneas. ED UABC, 2013; e  Notas sobre paisagens imaginárias ed Opera 2025. Professor de Arte e tecnologia na UFSB, onde coordena o Festival Audiovisual do Sul Global.  wtristao@gmail.com 

References

BENNETT, Jane. Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Durham: Duke University Press, 2010.

BISHOP, Claire. Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. London: Verso, 2012.

CAVELL, Stanley. The World Viewed: Reflections on the Ontology of Film. Edição ampliada. Cambridge: Harvard University Press, 1979.

KRAUSS, Rosalind E. "Sculpture in the Expanded Field." October, v. 8, primavera de 1979, p. 30-44.

----------------------------- Under Blue Cup. Cambridge: The MIT Press, 2011.

KWON, Miwon. One Place After Another: Site-Specific Art and Locational Identity. Cambridge: The MIT Press, 2002.

STEYERL, Hito. Duty Free Art: Art in the Age of Planetary Civil War. London: Verso, 2017.

------------------- "In Defense of the Poor Image." e-flux journal, n. 10, novembro de 2009, p. 1-9.

Published

2026-05-07