Petricor

a paisagem como parte do processo de criação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9703

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre um conjunto de imagens gráficas desenvolvidas a partir do diálogo com a paisagem. Para estruturar a pesquisa, valemo-nos da metodologia de pesquisa em arte, que considera a constante relação entre a teoria e a prática artística (Rey, 1996; 2002). Como chave de leitura, o conceito de paisagem nas Artes Visuais, presente no desenvolver das gravuras, é pautado principalmente pelas discussões de Ferreira (2000), Maderuelo (2010), La Pastina (2022) e Meira (2000). Além disso, para analisar o processo de criação, Resende (2000), Krauss (1986) e Buti (1996) contribuem na contextualização da produção gráfica artística contemporânea. Com base nesse aporte, percebem-se singularidades nas tomadas de decisões ao criar imagens de gravuras em grandes formatos.

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Biografia do Autor

Renato Torres, UNESPAR, Campus Curitiba I - EMBAP

Licenciatura em desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Bacharelado em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, na linha de História e Historiografia da Educação. Líder do grupo de pesquisa Gravura Contemporânea: reflexões e processos de criação - GRACON na UNESPAR/EMBAP.

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Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Dossiê: Poética gravada: processos, contaminações e conexões