A OBRA DE ARTE ABERTA E OS PROCESSOS DE INTERATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.51-61Palavras-chave:
Obra Aberta, Arte, Participação, Interatividade.Resumo
Este artigo visa a reflexão sobre conceitos e modos de desenvolvimento da abertura da obra de arte em percurso histórico. Para tal, propomos uma breve investigação a respeito da obra aberta em seus diversos níveis, transitando na compreensão de seu sentido e métodos de classificação, desde os modos interpretativos às suas complexas formas inseridas na interatividade. Com o fundamental objetivo em aprofundarmo-nos na compreensão sobre os processos de interatividade inseridos na arte digital e eletrônica, propomos a articulação entre importantes pesquisadores, tais como Umberto Eco, Guy Debord, Nicolas Bourriaud, Claudia Gianetti e Júlio Plaza, a fim de perceber, em seus diferentes discursos e épocas históricas, a importância da inauguração e promoção de trabalhos artísticos inacabados, em diálogo aberto com o espectador, o que consequentemente contribui para a alteração do estado da arte, transformando-a de elemento contemplativo em fenômeno de ação, acontecimento e agencia do sujeito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).