A OBRA DE ARTE ABERTA E OS PROCESSOS DE INTERATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.51-61Keywords:
Obra Aberta, Arte, Participação, Interatividade.Abstract
Este artigo visa a reflexão sobre conceitos e modos de desenvolvimento da abertura da obra de arte em percurso histórico. Para tal, propomos uma breve investigação a respeito da obra aberta em seus diversos níveis, transitando na compreensão de seu sentido e métodos de classificação, desde os modos interpretativos às suas complexas formas inseridas na interatividade. Com o fundamental objetivo em aprofundarmo-nos na compreensão sobre os processos de interatividade inseridos na arte digital e eletrônica, propomos a articulação entre importantes pesquisadores, tais como Umberto Eco, Guy Debord, Nicolas Bourriaud, Claudia Gianetti e Júlio Plaza, a fim de perceber, em seus diferentes discursos e épocas históricas, a importância da inauguração e promoção de trabalhos artísticos inacabados, em diálogo aberto com o espectador, o que consequentemente contribui para a alteração do estado da arte, transformando-a de elemento contemplativo em fenômeno de ação, acontecimento e agencia do sujeito.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).