EM VÃO, O GALO AVISA QUE É DIA: A ABOLIÇÃO DO TRABALHO E A CARREIRA DO ARTISTA
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9554Resumo
O trabalho não expressa apenas uma relação de dominação concreta, baseada na exploração dos trabalhadores e na extração de valor. O trabalho é igualmente uma forma de dominação abstrata, capaz de moldar subjetividades e crenças. Em um primeiro momento, o artigo almeja localizar conceitualmente dois tipos de posicionamento crítico diante da recusa ao trabalho. De um lado, certas correntes que buscam salvar e reformar o trabalho e, de outro, aquelas que desejam a abolição completa da forma-trabalho. Em seguida, atenta-se para algumas expressões da dominação abstrata do trabalho, como ela condicionaria, especificamente, a construção de sujeitos e as percepções do tempo, desejo e progresso. Finalmente, o texto encerra com algumas particulares considerações a respeito da profissão do artista e como o imperativo ontológico do trabalho afetaria diretamente a própria prática artística no contexto neoliberal mais recente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).