DEVANEIOS EM ARTE IMPRESSA

práticas da gravura na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9514

Resumo

Resultado de investigações em gravura tradicional e práticas contemporâneas em arte impressa, este artigo traz reflexões sobre a construção e a reconstrução da imagem através de procedimentos artísticos que envolvem técnicas gráficas, tanto tradicionais quanto subversões de técnicas digitais para uso artístico. São descritos os procedimentos de uma prática inovadora de produção de imagens coloridas utilizando uma impressora matricial e carbono de tecido, assim como apropriação de imagens de enciclopédias para a criação de narrativas ficcionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Reginato, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorando em Artes Visuais pelo PPGAV/UDESC na Linha de Processos Artísticos Contemporâneos, onde é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Mestre em Artes Visuais pela UDESC. Trabalha com gravura, fotografia e livro de artista. Editor e impressor na Caseira.art. Reside na cidade de Penha, Santa Catarina, Brasil.

Sandra Maria Correia Favero, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Poéticas Visuais, artista, pesquisadora, professora e curadora, pesquisa principalmente temáticas de memória, natureza e caminhadas em poéticas contemporâneas, com a gravura, o livro de artista, a fotografia-performance e a instalação como meios de expressão. É professora da UDESC no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, na Linha de Pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos. Coordena o projeto de pesquisa Raízes Poéticas e integra o Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas CNPq/UDESC. Reside em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Dossiê: Poética gravada: processos, contaminações e conexões