MONTANDO CONFLITOS: Griffith na Biograph
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.01-12Palavras-chave:
cinema dos primórdios, D. W. Griffith, Cia. Biograph, narraçãoResumo
Este artigo examina filmes escolhidos de David Wark Griffith em seu período Biograph. O texto recupera a estreia profissional de Griffith como ator de teatro e a sua posterior conversão à indústria do cinema. Descreve como realizou seus primeiros filmes, estruturando-os a partir de esquemas narrativos provenientes dos melodramas, gênero de longa tradição nos palcos. O exame desses filmes revela estruturas compostas de diferentes núcleos dramáticos, estabelecendo polarizações entre si. Polarizações que formam a base para o desenvolvimento de conflitos semanticamente operados pela montagem fílmica. É agenciando planos para criar relações de oposição, convergência e bifurcação nas tramas que Griffith tece as espirais dramáticas de suas narrativas, nem sempre terminadas em finais felizes. De uma tal montagem, não inteiramente clássica e tampouco "primitiva" , emerge o código moral do diretor sulista, conservador em muitos aspectos, mas também progressista em diversos outros.
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