Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-11-29. Leia a versão mais recente.

ARQUEOLOGIA TECNOLÓGICA COMO UMA METODOLOGIA DE PESQUISA EM GRAVURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9392

Resumo

O artigo aborda a constituição da ideia de arqueologia tecnológica na área de gravura e sua fundamentação como processo metodológico no contexto pesquisa-ensino. Assim, consideramos em retrospecto a forma como essa noção passa a integrar as ações acadêmicas e artísticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), partindo da constatação de que certos processos gráficos, sequer são introduzidos em espaço oficinal, seja por um apagamento sistemático e histórico, seja pela pouca apetência em fazer correlações com processos usados em caráter comercial, industrial e/ou artesanal em detrimento de uma tradição dogmática ainda presente nas artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Machado, Universidade do Porto

Graciela Machado é Professora Associada da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e pesquisadora integrada do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS). Formou-se em Pintura em Belas Artes (FBAUP) e fez mestrado em Gravura na Slade School of Fine Art de Londres. É Doutora em Desenho pela Universidade do País Basco, na Espanha, CV Ciência Vitae

Paula Almozara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Paula Almozara é artista visual, professora e pesquisadora. Realizou Pós-Doutoramento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (PT) com apoio da Fapesp – Bolsa de Pesquisa no Exterior – BPE processo no. 2021/13582-4. Doutora em Educação e Mestre em Artes pela Unicamp.

Downloads

Publicado

2024-11-28 — Atualizado em 2024-11-29

Versões

Edição

Seção

Dossiê: Poética gravada: processos, contaminações e conexões