O CONTINENTE DE PONTA-CABEÇA

Discursos e Impossibilidades da Bienal Ceará América

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9337

Palavras-chave:

Bienal Ceará América, Exposições, Curadoria, Bienais de Arte, Artur Barrio

Resumo

The ambitions of the 1st Ceará América Biennial, which opened in December 2002, were not small: to invert the logic of North-South subordination within the continent; to found an international event in a geography far from the major centers of the art system; to combat the pejorative regionalist sense associated with Latin American production; to expand local cultural spaces and broaden the audience attentive to contemporary art. The biennial was dedicated to the production of the "three Americas", under the sign of the American post-9/11 era and a new chapter in global imperialism. This text discusses the curatorial project, the discourses outlined by the contrast between the coast and the interior, seeking to make distinct temporalities explicit from the city's geography. To improve our analysis, we have chosen to present the context of the event, its reception by national critics and the political and economic conditions for the show not to go ahead.

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Biografia do Autor

Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Universidade de Brasília

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Historia da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (2009). Professor Associado do Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes da Universidade de Brasília. É pesquisador do CNPq (Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2). Publicou 64 artigos em periódicos especializados, 08 livros e 19 capítulos de livros. Orientou 11 dissertações de mestrado (três em andamento), 12 teses de doutorado (três em andamento), 45 pesquisas de iniciação científica e supervisionou três pesquisas de pós-doutorado. Duas das pesquisas que orientou contaram com estágios no exterior (Estados Unidos e Espanha). Foi editor das Revistas: Em Tempo de Histórias (2007-2008) e editor-fundador da Revista Museologia e Interdisciplinaridade (2012-2016); VIS (2015-2016). Atualmente é Editor da Revista MODOS (ISSN: 2526-2963). Além do PPGAV/UnB, foi pesquisador vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação/UnB (2015-2024). Lidera o Grupo de Pesquisa Musealização da Arte: poéticas em narrativas (UnB/UFBA) e integra os grupos de pesquisa História da Arte: modos de ver, exibir e compreender (UnB, Unicamp, UFRJ, UFRGS, UERJ e UFBA); Museologia, Patrimônio e Memória (UnB) e Geopolíticas institucionais: arte em disputa a partir do pós-guerra (USP e Unicamp). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte popular, história da arte, exposições, acervos e coleções de arte.

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Publicado

2024-09-11 — Atualizado em 2025-05-28

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