ALQUIMIA DA IMAGEM

Colagem surrealista e melancolia em Walter Benjamin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9254

Palavras-chave:

Surrealismo, Colagem, Melancolia, Alquimia, Walter Benjamin

Resumo

A colagem representa para o Surrealismo tanto uma técnica artística, comum no contexto das vanguardas, como um elemento fundamental da sua poética para a composição das imagens, que encontram sua potência na aproximação entre duas ou mais realidades distintas e incompatíveis. Definida por Max Ernst como “alquimia da imagem visual”, o efeito visado da colagem surrealista é o curto-circuito da percepção comum, capaz de criar um estranhamento frente à vida cotidiana e habitual. O presente trabalho tem como objetivo propor uma relação da colagem surrealista com o conceito de melancolia apresentado por Walter Benjamin, compreendendo-a como procedimento alegórico, e analisar a sua conexão com a “organização do pessimismo” enquanto “melancolia revolucionária”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Fier, Universidade Estadual do Paraná

Artista e pesquisador. Doutorando em História pela UFPR - na linha de pesquisa Arte, Memória e Narrativa. Possui Mestrado em Artes pela Universidade Estadual do Paraná e graduação em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (atual UNESPAR) (2011). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4452155544946097

Referências

ARISTÓTELES. Problema XXX. Tradução de Elisabete Thamer. Disponível em: <http://www.pec.ufrj.br/ousia/trad_prob.htm>. Acesso em: 19 mai. 2024

BANISH, David. Collage Culture: Readymades, Meaning, and the Age of Consumption. Amsterdã: Editions Rodopi B.V., 2013.

BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão [tradução de Sergio Paulo Rouanet]. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica [tradução de Gabriel Valladão Silva]. 1ª edição. Porto Alegre: L&PM, 2015. E-book.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura [tradução de Sérgio Paulo Rouanet]. 8ª edição, 2ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2014.

BRETON, André. Manifestos do surrealismo [tradução de Luiz Forbes]. São Paulo: Editora Brasiliense S.A., 1985.

BRETON, André. Surrealism and Painting [tradução: Simon Watson Taylor] Boston: MFA Publications, 2002. Título original: Le Surréalisme et la Peinture.

BRETON, André; ELUARD, Paul. Diccionario abreviado del surrealismo [tradução de Rafael Jackson]. Madrid: Ediciones Siruela, 2003. Dictionnaire abrégé du surréalisme.

BÜRGER, Peter. Teoria das Vanguardas [tradução de José Pedro Antunes]. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

CHIARELLI, Tadeu. A fotomontagem como" introdução à arte moderna": visões modernistas sobre a fotografia e o surrealismo. ARS (São Paulo), v. 1, p. 67-81, 2003.

FABRIS, Annateresa. A fotomontagem como função política. História (São Paulo), v. 22, p. 11-58, 2003.

FABRIS, Annateresa. Fotomontagem e surrealismo: Jorge de Lima. Revista USP, n. 55, p. 143-151, 2002.

FABRIS, Annateresa. Os folhetins perversos de Max Ernst. Anuário de literatura, v. 15, n. 1, p. 154, 2010.

GENTRY, Derrick. Agreeable Despair: Modernism and Melancholy. Dissertation submitted to the Graduate Faculty in English in partial fulfillment of the requirements for the degree of Doctor of Philosophy, The City University of New York. 2014.

HODAS, Flávia Aparecida. Surrealismo e Alegoria na Filosofia de Walter Benjamin. Revista Garrafa, v. 17, n. 49, p. 89-102. 2019.

LIMA, Sérgio. A Aventura Surrealista. Tomo1. Campinas, SP: Editora da UNICAMP; São Paulo: UNESP; Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: Aviso de Incêndio: Uma leitura das teses "Sobre o conceito de história" / tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant, [tradução das reses] Jeanne Marie Gagnebin,Marcos Lutz Müller. - São Paulo: Boitempo, 2005.

LÖWY, Michael. A Estrela da Manhã: Surrealismo e marxismo [tradução: Eliana Aguiar] 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos [tradução de Alex Marins]. Editora São Paulo: Martin Claret, 2004.

MESSERSCHMIDT, Marcos Lentino. Pensar a melancolia: dos humores de Hipócrates ao pessimismo revolucionário de Walter Benjamin. Griot : Revista de Filosofia, Amargosa – BA, v.20, n.2, p.88-98, junho, 2020.

RANCIÈRE, Jacques. O Destino das Imagens [tradução de Mônica Costa Netto]. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

RODRIGUES, Andreia Freitas. Dürer e o Tema da Melancolia. Revista Nava, v. 3, n. 1, p. 33-51, 2017.

ROOB, Alexander. O Museu Hermético: Alquimia & Misticismo [tradução de Tersa Curvelo]. Hohenzollernring: Taschen GmbH, 2020.

SCHILLER, Friedrich. A Educação Estética do Homem: numa série de cartas [tradução de Roberto Schwars e Márcio Suzuki]. 4ª Edição. São Paulo: Editora Iluminuras ltda., 2002.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo e cinema marginal. Editora Cosac Naify, 2014.

Downloads

Publicado

2024-06-26 — Atualizado em 2025-05-29

Versões

Edição

Seção

Dossiê - Melancolia e Arte