ARTE E IDENTIDADE NACIONAL GREGA

Um Estudo Sobre a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9146

Resumo

O estudo objetivou desvelar a identidade nacional grega apresentada na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Este trabalho originou-se de uma abordagem qualitativa, com base em levantamentos bibliográfico e documental, efetuando assim, um estudo de caso sob a vertente semiótica de Peirce (2017), analisado pela ótica do método “Análise de Imagens em Movimento” adaptado por Silva (2019) de Rose (2015), com o auxílio do Opening Ceremony Media Guide. O estudo apresentou simbologias de elementos presentes na identidade nacional grega exibidos pelo espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno de Oliveira da Silva, Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI

Sou fotógrafo e pesquisador, possuo Licenciaturas em Artes Visuais e História pela Escola de Educação do Centro Universitário Internacional - UNINTER. Bacharelado em Turismo pela Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade - EACH da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, onde fui contemplado com o prêmio Mérito Estudantil devido à vivência de valores e atitudes éticas no contexto acadêmico. Especialização em Artes (Lato Sensu) terminalidade em Ensino e Percursos Poéticos pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestrado e Doutorado em Turismo pela UNIVALI com ambos os projetos de pesquisa financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Faço parte da International Society for Education Through Art - InSEA vinculada à United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO. A partir das conexões transdisciplinares de minha formação, desenvolvo pesquisas no campo dos estudos visuais e culturais, tendo como principais objetos de investigação: produções fotográficas e audiovisuais. Meus trabalhos buscam enfatizar a produção heurística e a reflexão crítica sobre as imagens, e compõem um acervo acadêmico com produções difundidas em periódicos de países como Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Portugal e Espanha. Realizei cursos nacionais e internacionais, e obtive certificações de importantes instituições de arte e ensino no mundo como o Museum of Modern Art - MoMA e Royal Holloway, University of London. Participei de exposições coletivas, e recebi premiações por trabalhos literários, fotográficos e audiovisuais dentre as quais, fui intitulado pela Equipe de Sustentabilidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como um multiplicador de comportamentos sustentáveis pelo mundo, em decorrência da sensibilização socioambiental presente nas produções. Em 2022, fui um dos vencedores na categoria de fotografia da Olimpíada das Artes Visuais, promovida pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE. Em 2023, realizei a direção geral e artística do documentário [A/r/tógrafo Viajante e a Fotografia Artística nas Missões Jesuíticas Guaranis], o qual consiste no registro audiovisual da minha defesa doutoral. A tese foi aprovada com distinção e louvor e recebeu destaque pela inovação no quesito processo. A produção encontra-se disponível no YouTube por meio do seguinte link: https://youtu.be/Rhzx3CHWtbo. Acesse as redes sociais: @visualidades.br E-mail: portalbruno.oliveira@gmail.com

Elloane Carinie Gomes e Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Designer e pesquisadora, possui graduação em Design de Produto pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Mestrado em Turismo e Hotelaria pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria na Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade (EACH) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Cursa Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve pesquisas científicas no campo dos estudos culturais, entremeando Design, Arte e Patrimônio Cultural. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5163-6311. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8046518595253766. E-mail: elloane.carinie@gmail.com.

Referências

ALLEN, David H. How Mechanics Shaped the Modern World.Texas: Springer, 2014. 407 p.

ARNING, Chris. Soft Power, Ideology and Symbolic Manipulation in Summer Olympic Games Opening Ceremonies: A Semiotic Analysis. Social Semiotics, [S.l.], v. 23, n. 4, p. 523-544, set. 2013. http://dx.doi.org/10.1080/10350330.2013.799008.

ATHENS 2004. Athens 2004 – Opening Ceremony Media Guide. Athens: Centre d'études Olympiques. 2004. 70 p.

BARROS, José D’assunção. A História Cultural e a Contribuição de Roger Chartier. Diálogos, v. 09, n. 01, p. 125-141, 2005. https://doi.org/10.4025/dialogos.v9i1.41422.

BAUDRILLARD, Jacques. Simulacros e Simulações. Lisboa: Relógio D'Água, 1992. 201 p.

BEAULIEU, Marie-claire. The Sea in the Greek Imagination. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2015. 280 p.

BOCCIA, Leonardo. Comparando Cerimônias de Abertura Olímpicas e seus Impactos no Legado Estético da Humanidade. Espetáculos Culturais e Sociedade, [S.l.], v. 4, p. 153-174, 2013.

BUXTON, Richard. The Complete World of Greek Mythology. London: Thames & Hudson, 2004. 256 p.

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2014. 219 p.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: Entre Práticas e Representações. 2. ed. Lisboa: DIFEL, 2002. 243 p.

COLLI, Eduardo. Universo Olímpico: Uma Enciclopédia das Olimpíadas. São Paulo: Códex, 2004. 731 p. COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL. Athens 2004: Marketing Report Available. 2005. Disponível em: https://www.olympic.org/news/athens-2004-marketing-report-available. Acesso em: 5 mar. 2020.

COUBERTIN, Pierre de. Olimpismo: Seleção de Textos. Lausanne: Comitê Internacional Pierre de Coubertin, 2015. 890 p. Disponível em: http://coubertin.org/docs/PdC-Olimpismo.pdf. Acesso em: 28 mar. 2019.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: Uma História dos Costumes. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. 264 p.

FREIRE, Marcus Vinicius; RIBEIRO, Deborah. Ouro Olímpico: A História do Marketing dos Aros. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006. 333 p.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.a., 1989. 224 p.

GIRGINOV, Vassil; PARRY, Jim. The Olympic Games Explained: A Student Guide to the Evolution of the Modern Olympic Games. London: Routledge, 2005. 288 p.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. 52 p. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade. 32. ed. Porto Alegre: Companhia das Letras, 2020. 472 p. Trad. Jorio Dauster.

HOGAN, Jackie. Gender, Race and National Identity: Nations of Flesh and Blood. London: Routledge, 2011. 270 p.

IMDB - INTERNET MOVIE DATABASE. Athens 2004: Games of the XXVIII Olympiad. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0397125/awards. Acesso em: 05 mar. 2020.

JACKSON MORTON. Public-events. 2020. Disponível em: www.jackmorton.com/services/public-events/. Acesso em: 20 fev. 2020.

KARAISKOU, Viky. Uses and Abuses of Culture: Greece 1974-2010. Greece 1974-2010. eBook Kindle: Cambridge Scholars Publishing, 2015. 255 p.

LE GOFF, Jacques. O Imaginário Medieval. Lisboa: Estampa, 1994. 368 p.

LEAHY, Helen Rees. 'Fix'd Statue on the Pedestal of Scorn': the Politics and Poetics of Displaying the Parthenon Marbles in Athens and London. In: BONAVENTURA, Paul; JONES, Andrew (ed.). Sculpture and Archaeology. New York: Routledge, 2016. Cap. 10. p. 179-214.

LOUMOU, Angeliki; GIOURGA, Christina. Olive groves: “The Life and Identity of the Mediterranean”. Agriculture And Human Values, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 87-95, 2003. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1023/a:1022444005336.

MEYER, Marion. The Hellenistic Styles in Greek Sculpture. In: PALAGIA, Olga (ed.). Handbook of Greek Sculpture. Berlin: De Gruyte, 2019. p. 395-426.

MISSES, Judit Bokser. Cultura e identidade nacional: Roberto Blancarte (comp.). Cultura e identidad nacional, México, fce, 1994. Revista Mexicana de Ciencia Políticas y Sociales, v. 41, n. 165, p. 221-226, 1996.

NOBEL PRIZE. Giorgos Seferis. 2020. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/literature/1963/seferis/speech/. Acesso em: 20 fev. 2020.

PANAGIOTOPOULOU, Roy. The Cultural Olympiad of the Athens 2004 Olympic Games: A Tribute to Culture, Tradition and Heritage. In: EMRICH, Eike et al (ed.). Cultural Views of the Olympics: “citius, altius, fortius, pulchrius, humanius”. Kassel: Agon Sportverlag, 2016. p. 133-157.

PAYNE, Michael. A Virada Olímpica: Como Os Jogos Olímpicos Tornaram-se a Marca Mais Valorizada do Mundo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006. 320 p.

PEIRCE, Charles S. Semiótica. 4. ed. São Paulo. Editora Perspectiva, 2017. 352 p.

PLANTZOS, Dimitris. Archaeology and Hellenic identity, 1896-2004: the Frustrated Vision. In: DAMASKOS, Dimitris; PLANTZOS, Dimitris (ed.). A Singular Antiquity: Archaeology and Hellenic Identity in Twentieth-century Greece. Archaeology and Hellenic Identity in Twentieth-Century Greece. Athens: Benaki Museum, 2008. Cap. Introduction. p. 10-30.

POETRY INTERNATIONAL. Archive George Seferis. 2002. Disponível em: https://www.poetryinternational.org/pi/poet/2453/George-Seferis/en/tile. Acesso em: 15 mar. 2020.

ROSE, Diana. Análise de Imagens em Movimento. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um Manual Prático. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. Cap. 14. p. 343-364.

SAJNA, R. Branding Rio, Brazil and the Environment: A Global Media Coverage of the 2016 Summer Olympics Opening Ceremony. Observatorio (OBS*), [S.l.], v. 12, n. 2, p. 47–60, 2018.

SCHNEIDER, Jens. Discursos Simbólicos e Símbolos Discursivos: Considerações Sobre a Etnografia da Identidade Nacional. Mana, v. 10, n. 1, p. 97-129, 2004. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93132004000100004.

SILVA, Bruno de Oliveira da; TRICÁRICO, Luciano Torres; PEREIRA, Yára Christina Cesário. Um Novo Olhar Artístico: A Concepção da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Art&Sensorium, [S.l.], v. 10, n. 01, p. 21-39, 23 jun. 2023. Universidade Estadual do Parana – Unespar. http://dx.doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.21-39.

SILVA, Bruno de Oliveira da. Arte e Encantamento no Desvelar Simbólico da Identidade Nacional na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. 2019. 243 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Balneário Camboriú, 2019. http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.13911.29604/3.

SILVA, Sergio Luís Pereira da. O Lugar da Arte na Memória Social e na Identidade Cultural. In: V Seminário de Informação em Arte – REDART. 2017. Rio de Janeiro. Disponível em: https://doity.com.br/anais/5-seminario-de-informacao-em-arte/trabalho/43973. Acesso em: 19 mar. 2020.

SWADDLING, Judith. The Ancient Olympic Games. 3. ed. Austin: University of Texas Press, 2015. 120 p.

THE OLYMPIC MUSEUM. The Olympic Games in Ancient Greece. 2002. Disponível em: dide.mag.sch.gr/grfa/Olympiaki_paideia/kathigites.pdf. Acesso em: 05 fev. 2020.

THE TIMES. From Tragedy to Triumph. 2004. Disponível em: https://www.thetimes.co.uk/article/from-tragedy-to-triumph-5pqshtzq2qt. Acesso em: 05 mar. 2020.

TOMLINSON, A; YOUNG, C. Culture, Politics, and Spectacle in the Global Sports Event: An Introduction. In TOMLINSON, Alan; YOUNG, Christopher. (Ed.). National Identity and Global Sports Events: Culture, Politics, and Spectacle in the Olympics and the Football World Cup. Suny Press, 2006. p. 1–14).

TRAGANOU, Jilly. National and Post-national Dynamics in the Olympic Design: The Case of the Athens 2004 Olympic Games. Design Issues, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 76–91, 2009. http://dx.doi.org/10.1162/desi.2009.25.3.76.

TRAGANOU, Jilly. National Narratives in the Opening and Closing Ceremonies of the Athens 2004 Olympic Games. Journal of Sport And Social Issues, [S.l.], v. 34, n. 2, p.236-251, maio 2010. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0193723509360217.

Filmografia

ATHENS 2004 OPENING CEREMONY. Dir. Dimitris Papaioannou. Atenas: International Olympic Committee, 2004. 207 min. https://www.olympicchannel.com/en/video/detail/athens-2004-opening-ceremony/

Downloads

Publicado

2024-08-05 — Atualizado em 2025-05-28

Versões

Edição

Seção

Artigos