O OLHO MAQUÍNICO

investigando a interação entre tecnologia e paisagem em “A Região Central” de Michael Snow

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8956

Palavras-chave:

Cinema Experimental, Estética da Paisagem, Imagens Técnicas, Tecnologia, Arte

Resumo

Este artigo investiga o filme experimental A Região Central [La Région Centrale], de Michael Snow, com objetivo de estudar a relação entre a estética da paisagem, o uso da tecnologia e a adoção de uma perspectiva não humana. Por meio da exploração da forma, do movimento e da duração, essa obra de Snow provoca os limites da percepção em direção a outros agenciamentos. O artigo analisa o filme como um catalisador para reimaginar as fronteiras entre as perspectivas humanas e não humanas, provocando um discurso crítico sobre a interação entre arte, tecnologia e nossa compreensão do mundo natural.

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Biografia do Autor

Lucas Murari, UFRJ

Pesquisador de cinema experimental e arte de vanguarda. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (bolsa PDSE/CAPES). Mestre pelo PPGCOM/UFRJ (2015). Bacharel em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná. É editor-executivo da Revista Eco-Pós (UFRJ). Publicou em 2022 o livro "Expanded Nature - Écologies du Cinéma Expérimental" (Editions Light Cone/Paris - França) em co-direção com Elio Della Noce. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Escola de Comunicação da UFRJ (Bolsa FAPERJ).

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Publicado

2024-06-26 — Atualizado em 2025-05-28

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