Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-06-26. Leia a versão mais recente.

LA PERSPECTIVA EN LA EPISTEME ARTÍSTICO-CIENTÍFICA DE LEONARDO DA VINCI

Autores

  • LILIANA JUDITH GUZMAN MUÑOZ UNSL

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8625

Resumo

O ensaio desenvolve a conjectura segundo a qual o uso da ideia de “perspectiva” na obra de Leonardo Da Vinci é uma das epistemes pelas quais ainda podemos considerar a nossa modernidade. No dispositivo científico e artístico da obra de Leonardo Da Vinci, o uso da perspectiva é fundamental, tanto para a sua obra como para a abordagem ao conhecimento, à investigação e à arte do seu tempo. Precisamente porque o Renascimento inaugurou não só o horizonte da ciência empírica moderna, mas também a sua apropriação do legado cultural numa perspectiva antropocêntrica e humanista, talvez seja por isso que a modernidade ainda mantém plena força no nosso tempo, especialmente devido à validade da perspectiva em arte contemporânea da imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Versões

Edição

Seção

Artigos