LA PERSPECTIVA EN LA EPISTEME ARTÍSTICO-CIENTÍFICA DE LEONARDO DA VINCI
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8625Resumo
O ensaio desenvolve a conjectura segundo a qual o uso da ideia de “perspectiva” na obra de Leonardo Da Vinci é uma das epistemes pelas quais ainda podemos considerar a nossa modernidade. No dispositivo científico e artístico da obra de Leonardo Da Vinci, o uso da perspectiva é fundamental, tanto para a sua obra como para a abordagem ao conhecimento, à investigação e à arte do seu tempo. Precisamente porque o Renascimento inaugurou não só o horizonte da ciência empírica moderna, mas também a sua apropriação do legado cultural numa perspectiva antropocêntrica e humanista, talvez seja por isso que a modernidade ainda mantém plena força no nosso tempo, especialmente devido à validade da perspectiva em arte contemporânea da imagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-06-27 (2)
- 2024-06-26 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).