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FROM FANTASY TO REALISTIC DEPICTIONS

An overview of dwarfism in cinema

Autores

  • Valéria Sabrina Pereira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8610

Resumo

Este artigo apresenta as principais características da representação do nanismo no audiovisual ocidental. Para tal, além de elencar e comentar alguns dos filmes mais relevantes desde o expressionismo alemão, foi feito uso de textos de teoria básica dos estudos da deficiência, como de Tobin Siebers, e estudos que se ocupam da vivência real de pessoas com nanismo, como os livros de Erin Pritchard. As características típicas abordadas vão desde aspectos de “anões” maravilhosos que se repetem em representações de pessoas com nanismo, à presença de pessoas com nanismo como composição de cenário circense, o cripface – quando pessoas sem deficiência fazem o papel de pessoas com nanismo – e o que eu defino como “sociedade em escala reduzida”, ou seja, narrativas audiovisuais com comunidades inteiras compostas por pessoas pequenas. A pesquisa também verifica que avanços começaram a ocorrer no século XXI, mas eles ainda são pontuais ou centrados na figura de um único ator. Em conclusão, o levantamento dessas características pretende contribui para uma melhor compreensão de padrões e para que se evitem seus efeitos pejorativos.

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Publicado

2024-06-26

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Artigos