O Plano Cinematográfico como Espelho Intermidiático da Pintura nos Filmes o Poderoso Chefão, II e III (1974 E 1990), de Francis Ford Coppola
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.199-208Resumo
No contexto dos estudos da intermidialidade, a seguinte análise pauta-se na hipótese de que alguns frames fílmicos são espelhos intermidiáticos de determinadas pinturas por conta da semelhança visual entre obras pictóricas e cinematográficas. Tem-se como corpus os filmes O poderoso chefão II e III (1974 e 1990) de Francis Ford Coppola e as pinturas A última ceia (1594) de Tintoretto, Medusa (1595) de Caravaggio e A morte de Marat (1793) de Jacques Louis David. Este artigo pretende analisar o contexto narrativo das cenas às quais os frames pertencem, quais elementos visuais os aproximam de determinadas pinturas, bem como a história por trás de cada pintura e averiguar se o propósito da narrativa cinematográfica se aproxima ao propósito narrativo das mencionadas pinturas. Para tanto, em termos teóricos, utiliza-se, especialmente O poder da Arte (2010), de Simon Schama, no qual o autor analisa vida e obra de renomados pintores, como Caravaggio e David, O olho interminável: pintura e cinema (2004), de Jacques Aumont e O termo intermidialidade como ebulição (2015), de Irina Rajewski.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).