OUTROS MODOS DE RELAÇÃO COM A IMAGEM PROJETADA: Do plano da tela para o espaço
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.144-152Palavras-chave:
artes visuais, interdisciplinaridade, arte contemporânea, arquitetura, cinema expandido, corpoResumo
O ensaio é voltado à reflexão da migração do dispositivo cinema para os espaços da arte, com o objetivo de observar as modificações ocorridas nesse dispositivo, focando a relação entre projetor/ imagem projetada/ arquitetura do espaço expositivo/ corpo do espectador. Pressupõe- se aqui que o cinema expandido antecipa muitas das problemáticas que norteiam a produção norte americana da década de 1960 e 1970. Este momento marca a passagem da escultura moderna para a contemporânea, que, sob a influência do minimalismo, abstracionismo e arte conceitual, quebra os cânones sob os quais a escultura moderna se assentava e funda novas relações espaciais.
Essa apuração se dá por meio da leitura de "Between the black box and the white cube" de Andrew V. Uroskie, "Modern sculpture reader" organizado por John Wood, David Hulks e Alex Potts, "Language of new media" de Lev Manovich, "A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual" de Edmond Couchot, "O complexo arte-arquitetura" de Hal Foster, "A escultura no campo ampliado" e "Passages" de Rosalind Krauss, "No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte" de Brian O'Doherty, "Esculpindo o espaço" de Agnaldo Farias, "The experience machine: Stan VanDerBeek's movie drome and the expanded cinema" de Gloria Sutton e "Between the black box and the white cube" de Andrew V. Uroskie.
Para demonstrar esta hipótese trago a obra "Line describing a cone" de Anthony McCall, "Shutter interface" de Paul Sharits e "Movie drome" de Stan VanDerBeek. Todas as obras foram estudadas a partir de textos escritos pelos próprios artistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).