Intercessão fílmica:
Entre silêncios, escutas e conversações com a docência
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.154-165Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em Educação e Artes realizada em uma universidade do sul do Brasil e intenciona movimentar diferentes fluxos de pensamentos a partir de três intercessões fílmicas, incitando a tecer conexões com a docência. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, contemplada na rede de afetos partilhada com alguns estudantes e com as narrativas construídas a partir da experiência em assistir ao curta-metragem ‘Los colores de las flores’, das questões disparadas pelo encontro com o filme ‘A Invenção de Hugo Cabret’ e do atravessamento entre o filme ‘O Balão Branco’ e o livro ‘Pedagogia Profana’. Alguns autores como Deleuze (2006, 2010) e Foucault (1984) foram convidados a conversar com o texto, com a intenção de ativar e problematizar alguns campos de força, potencializando-os de tal maneira que outras construções de sentidos passaram a ser produzidas em relação à experiência docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).