Intercessão fílmica:
Entre silêncios, escutas e conversações com a docência
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.154-165Abstract
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em Educação e Artes realizada em uma universidade do sul do Brasil e intenciona movimentar diferentes fluxos de pensamentos a partir de três intercessões fílmicas, incitando a tecer conexões com a docência. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, contemplada na rede de afetos partilhada com alguns estudantes e com as narrativas construídas a partir da experiência em assistir ao curta-metragem ‘Los colores de las flores’, das questões disparadas pelo encontro com o filme ‘A Invenção de Hugo Cabret’ e do atravessamento entre o filme ‘O Balão Branco’ e o livro ‘Pedagogia Profana’. Alguns autores como Deleuze (2006, 2010) e Foucault (1984) foram convidados a conversar com o texto, com a intenção de ativar e problematizar alguns campos de força, potencializando-os de tal maneira que outras construções de sentidos passaram a ser produzidas em relação à experiência docente.
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