Os Rios de Valdir Sarubbi:
Entre a memória e a identidade amazônica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.67-83Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo das memórias amazônicas em algumas obras do artista plástico Valdir Sarubbi. Para isso, explorar-se-á os dados de suas produções, lembranças do artista no período em que ele ainda vivia nas cidades de Bragança e Belém do Pará, desde sua infância até sua fase mais adulta. Para este estudo foram utilizados os estudos de Halbwachs (2004), Loureiro (2007) e os depoimentos do próprio artista que aparecem no livro de Rosana Bitar (2002); e, a carta escrita pelo artista a seus primos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-06-23
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).