Fritz Alt o Crânio e a Máscara: Indagações Sobre o Retrato.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.120-133Palavras-chave:
Fritz Alt, Crânio, Máscara, Retrato.Resumo
O presente artigo propõe a reflexão sobre o retrato, partindo da obra "A vida e a morte" do escultor Fritz Alt. A escultura divide uma cabeça em duas partes o crânio e a máscara, dois temas magnéticos para pensar a questão do retrato. O debate sobre a máscara se baseia nas máscaras funerárias e a tentativa de salvar as características do morto de maneira fiel. A ideia de que para uma cabeça ser considerada um retrato, é necessário a parecença da imagem com o rosto do modelo, é colocada em xeque, em uma ampla discussão sobre essa noção de retrato, cunhada por diversos historiadores da arte. Essas narrativas, se encontram, na tentativa de responder se a obra "A vida e a morte" pode ser considerada um retrato ou autorretrato do artista. O crânio se mostra um elemento indispensável em meio a todos esses questionamentos, abrindo outra perspectiva para pensarmos no que é o retrato, aquela que se baseia em uma antropologia da imagem e não na noção do retrato como um gênero das belas-artes.
Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe. O homem diante da morte. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia.vol III. São Paulo: Editora 34, 2012.
DIDI-HUBERMAN, George. O rosto e a terra: Onde começa o retrato, onde se ausenta o rosto. Porto Arte, Porto Alegre, v.9, n.16-82, mai. 1998.
______. Ser crânio: lugar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: C/Arte, 2009
FAITANIN, Paulo. Pessoa: a essência e a máscara!. Rio de Janeiro: Revista Aquinate, n°3, 2006, p 338-346.
FRANCASTEL, Pierre. El Retrato. Madrid, Ediciones Cátedra 1978.
GOMBRICH, Ernest. História da arte. 16ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
HEINZELMANN, Silvia. Fritz Alt. Joinville: Fundação Cultural, 1991.
HUTTON, Laurence. Portraits in Plaster: The Collection of Laurence Hutton. New York: Harper & Brothers Publishers, 1894. By Project Gutenberg. Disponível em: <https://www.gutenberg.org/files/52730/52730-h/52730-h.htm#FLORIDABOY> Acessado em: 30 mar, 2022.
WARBURG, Aby. A arte do retrato e a burguesia florentina: Domenico Ghirladaio em Santa Trinití . Os retratos de Lorenzo de Medici e seus parentes. In: WARBURG, Aby. A Renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).