Corpo, Imagem, Autobiografia: A Trama Pessoal-Política de Frida Kahlo Criando Fronteiras Híbridas em Performance
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.92-105Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Performance Arte, Frida Kahlo, Narrativas Autobiográficas.Resumo
Este estudo se desenvolve a partir das possibilidades de criação em performance, considerando três formas de perceber o processo artístico: a performance como uma "arte do eu" ; como um "modo de existência" ; e como uma "arte de fronteira" . Entrecruzando as imagens da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) – desde uma perspectiva cultural de tais artefatos – com as narrativas autobiográficas do autor, estabelece-se uma série de relações que envolvem o atravessamento arte e vida e a valorização do corpo na criação em performance e na arte contemporânea. Deste modo, são analisadas diversas formas de compreender como tais imagens interatuam no processo de criação, tramando as experiências de vida dos corpos à uma perspectiva pessoal-política das subjetividades para fazer da performance uma práxis híbrida e fronteiriça.
Downloads
Referências
AGUIRRE, I. Cultura visual, política da estética e educação emancipatória. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 69-111.
ALCÁZAR, J. Performance – un arte del yo: autobiografía, cuerpo e identidad. México: Siglo XXI Editores, 2014.
BERTÉ, O. O abraço de amor de Kahlo, Estrada Zenil e eu: uma genealogia matricial a partir do corpo performativo. Santa Maria, RS: Ed. UFSM; Ciudad de México: Universidad Iberoamericana, 2020.
. O movimento criativo e pedagógico de Frida Kahlo. Santa Maria, RS: Ed. da UFSM, 2018.
CASTANHEIRA, L. Performance arte: modos de existência. Curitiba: Appris, 2018.
COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
COUTO JUNIOR, D. R. Gênero, sexualidade e a teoria queer na educação: colocando em questão a heteronormatividade. In: Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v. 11, n.1, jan./abr. 2016, p.250-270.
CUNHA, S. R. V. Cultura visual e infância. In: Anais da 31ª Reunião da ANPED. Out., 2008, p. 102-132.
DANTO, A. C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. et al. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FETTER, B. Das reconfigurações contemporâneas do(s) sistema(s) da arte. In: MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, v. 2, n.3, 2018, p.102-119.
KATZ, H.; GREINER, C. Por uma teoria do corpomídia. In: GREINER, C. O corpo: pistas para estudos interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005, p. 125-136.
LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. In: Pro-Posições, v. 19, n. 2 (56) - maio/ago. 2008, p. 17-23.
SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artística. – 6. ed. São Paulo: Intermeios, 6ª edição, 2013.
SARZI-RIBEIRO, R. A. O dispositivo videográfico e as narrativas de si mesmo e do outro: Videocorpo. In: Palíndromo (online), v. 10, p. 101-116, jul. 2018.
TIBURI, M. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
TOURINHO, I.; MARTINS, R. Circunstâncias e ingerências da Cultura Visual. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011. p. 51-68.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).