Minicurso: Mulheres do Atelier 17: inspirações e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.315-326

Palavras-chave:

Atelier 17, Mulheres do Atelier 17, Gravura, Stanley William Hayter, Sue Fuller.

Resumo

Este ensaio apresenta como experiência pessoal, uma reflexão sobre o "Mini-curso–Mulheres do Atelier 17," ministrado pela historiadora de arte, Christina Weyl, parte baseado nos eventos: a exposição "Atelier 17 e a gravuras nas Américas" e a conferência internacional "Atelier 17–a Gravura no Brasil e nos Estados Unidos: 1900 a 1950" que aconteceram no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo–MAC USP em 2019. O "Mini-curso" apresentou mulheres artistas que fizeram parte do Atelier 17–criado e fundado por Stanley Willian Hayter–na cidade de Nova Iorque entre 1940 e 1955. Em uma leitura particular, Sue Fuller destaca-se pela maneira criativa que incorporou no seu trabalho o uso de textura com tecido na composição e técnica de um dos seus trabalhos. Finalmente, a participação no estudo–As Mulheres do Atelier 17–proporcionou reflexões e inspirações relacionadas a experiências com um coletivo de mulheres gravuristas nos Estados Unidos (2006–2009), que foram orientadas por Sylvie Covey. Ambos os casos utilizam processos inovadores de gravura e também demonstram a importância do trabalho coletivo e criativo para promover a troca de conhecimento entre os artistas e o mentor.

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Biografia do Autor

Rosane Maria Demeterco Bussmann, Universidade de São Paulo –USP

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA), da Universidade de São Paulo. Bolsista CAPES. Foi membro do Concelho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo -MAC USP (2017-2018) como representante discente. O tema de pesquisa está relacionado com a arte contemporânea global: o caso das bienais de arte de São Paulo entre 2012 a 2018, alinhado í  linha de pesquisa do programa em Produção e Circulação da Arte, sob orientação da Professora Dra. Jane Aparecida Marques. Atualmente é Monitora pelo PAE (Programa de Aperfeiçoamento do Ensino) na EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo), para o curso de graduação em Marketing, na Disciplina de Fundamentos da Comunicação I e Teorias da Opinião Pública durante o perí­odo letivo de Fevereiro a Junho de 2019, ambas as disciplinas ministradas pela Professora Dra. Jane Aparecida Marques. Atuou também como Monitora na Disciplina de Resolução de Problemas II, também ministrada pela Professora Dra. Jane Aparecida Marques, durante o perí­odo letivo de Agosto a Dezembro de 2018. Possui graduação em Desenho Industrial ?habilitação em Programação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1995), Pós-Graduação, especialização em Administração e Marketing pela FAE - Centro Universitário / FAE-Business School e mestrado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (1999). Designer Gráfica e Artista Plástica. Foi Professora da Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná ?PUC-PR no perí­odo de 1997/98 do Departamento de Desenho Industrial. Como Artista Plástica, desenvolve projetos utilizando técnicas em gravura, pintura e técnicas mistas. Teve seus trabalhos expostos em New York, Chicago, Connecticut, New Jersey e Curitiba-PR.

Jane Aparecida Marques, Universidade de São Paulo

Professora Associada em Comunicação e Marketing. Vice-coordenadora doPrograma Interunidades de Pós-graduação em Estética e História da Arte e atua no Mestrado Profissional em Empreendedorismo, ambos da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2020-05-14

Edição

Seção

Ensaios