Visibilidades da Imagem Fotográfica em Mediação com a Realidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.174-188Palavras-chave:
Visibilidade, Fotografia, Espectador, Identificação.Resumo
Este artigo propõe analisar conceitos que envolvem a problemática da visibilidade e de identificação em duas séries fotográficas produzidas pela Artista Fabiane Machado, assim como a relação que as obras estabelecem com o espectador. As fotografias foram realizadas a partir de técnicas experimentais de distorção da imagem e seu desenvolvimento desencadeou questionamentos estéticos e teóricos que conduzem a sua produção poética. São traçados paralelos dentro da proximidade estética com os autorretratos de Francis Bacon, assim como apoio teórico em pensadores como Didi G. Huberman, André Rouillé e Roland Barthes. Os referenciais apresentados se fazem necessários para melhor compreender as relações entre imagem e visibilidade.
Downloads
Referências
BACON, Francis. Autorretrato. Disponível em: http://corpoesociedade.blogspot.com.br/2010/07/os-auto-retratos-de-francis-bacon.html. Acesso em: 1º mar. 2019.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
CHATEAU, Dominique. Poiética da Recriação: sobre um auto-retrato de Francis Bacon. Porto Alegre: Revista de Artes Visuais UFRGS, 13(21), p.61 -68, 2004.
DAGUERRE, Louis. Boulevard du Temple. Disponível em: http://www.independent.co.uk/news/world/world-history/this-is-the-first-ever-photograph-of-a-human-and-how-the-scene-it-was-taken-in-looks-today-9841706.html. Acesso em: 25 abr. 2019.
DEPARTAMENTO DE POLíCIA CIVIL DO ESTADO DO PARANí. Padronização Para A Fotografia Da Carteira De Identidade. 2003. Disponível em: http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/arquivos/File/Instru%20e%20Proc/foto%20pati.pdf. Acesso em 20/09/2019
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos o que nos olha. São Paulo: 34 ed. 1998.
NIEPCE, Joseph. 1 imagem. Disponível em:
http: //www.hrc.utexas.edu/exhibitions/permanent/firstphotograph/history/#top. Acesso em: abr. 2016.
MOHOLY-Nagy. Lázló 1 imagem. Disponível em: http://www.metmuseum.org/toah/hd/phbh/hd_phbh.htm. Acesso em: 13 mar. 2016.
PHOTOGRAPHY AT THE BAUHAUS – In Heilbrunn Timeline of Art History. Department of Photographs. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000. Disponível em: http://metmuseum.org/toah/hd/phbh_phbh.htm. Acesso em: 25 abr. 2016.
ROUILLÉ, André. A fotografia – entre o documento e arte contemporânea. São Paulo: Ed. Senac, 2009.
SALLES, Cecília Almeida. Estética do Movimento Criador. In: SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado – processo de criação artística. SP: Annablume, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).