Fotografia artística contemporânea: um olhar sobre a exposição coletiva CRUA (Goiânia – 2018)
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.061-073Palavras-chave:
Fotografia contemporânea, Exposição coletiva, Nomenclaturas.Resumo
Este artigo se propõe a discutir a fotografia contemporânea a partir da Exposição Coletiva CRUA, realizada no Museu da Imagem e do Som de Goiânia-Goiás, em 2018. Parte-se do referencial teórico e das diversas nomenclaturas dadas à fotografia na contemporaneidade por André Rouillé (1998), Tadeu Chiarelli (2002), Rubens Fernandes Jr. (2006) e Michel Poivert (2010) a fim de relacionar com as oito obras expostas na referida exposição. Com isso, passa-se a discutir a fotografia contemporânea produzida e veiculada no estado de Goiás, minimizando a invisibilidade percebida na produção desta região em relação ao contexto nacional.
Downloads
Referências
CHIARELLI, T. A fotografia contaminada. In: Arte internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 2002, p. 115-120.
CHIODETTO, Éder. Geração 00: A nova fotografia brasileira. São Paulo: Ed. SESC, 2013.
DIEGUES, Isabel e ORTEGA, Eduardo. Fotografia na Arte Brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Ed. Cobodó, 2013.
DUGUET, Anne-Marie. Dispositivos. In: Transcinemas. Kátia Maciel (org.). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2009.
FERNANDES Jr., Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. Revista FACOM, n. 16, 2006.
POIVERT, Michel. La photographie contemporaine. Paris: Ed. Flamarion, 2010.
ROUILLÉ, André. Da arte dos fotógrafos í fotografia dos artistas. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 27. FUNARTE : Rio de Janeiro, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).