Fotografia artí­stica contemporânea: um olhar sobre a exposição coletiva CRUA (Goiânia – 2018)

Authors

  • Ana Rita Vidica Fernandes Universidade Federal de Goiás
  • Mariana Capeletti Pontifí­cia Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.061-073

Keywords:

Fotografia contemporânea, Exposição coletiva, Nomenclaturas.

Abstract

Este artigo se propõe a discutir a fotografia contemporânea a partir da Exposição Coletiva CRUA, realizada no Museu da Imagem e do Som de Goiânia-Goiás, em 2018. Parte-se do referencial teórico e das diversas nomenclaturas dadas à fotografia na contemporaneidade por André Rouillé (1998), Tadeu Chiarelli (2002), Rubens Fernandes Jr. (2006) e Michel Poivert (2010) a fim de relacionar com as oito obras expostas na referida exposição. Com isso, passa-se a discutir a fotografia contemporânea produzida e veiculada no estado de Goiás, minimizando a invisibilidade percebida na produção desta região em relação ao contexto nacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Rita Vidica Fernandes, Universidade Federal de Goiás

Ana Rita Vidica é Doutora em História pela Faculdade de História-UFG (2017) com doutorado sanduí­che na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris), Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais-UFG (2007) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente é docente do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) e do Grupo de Pesquisa REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades, ambos vinculados í  UFG.

Endereço para acessar ohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771643Z6

ORCID https://orcid.org/0000-0001-6253-4428

Mariana Capeletti, Pontifí­cia Católica de Goiás

Mariana Capeletti é bacharel em comunicação social pela PUC-GO, especialista em Cultura e Criação pelo Senac e em Processos, Gestão e Cultura Contemporânea pelo Madalena Centro de Estudos da Imagem/Unimes. Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás, onde atuou como professora de fotografia até 2017, juntamente com as faculdades PUC e Cambury. Ganhou o concurso internacional de fotografia analógica experimental da Petrobrás em 2011, que resultou em uma exposição no MAM-RJ. Dedicou-se durante um longo perí­odo aos estudos de processos fotográficos do século XIX e í  docência. Em 2016, retornou í  produção fotográfica através de projetos autorais de temas da sua região como, por exemplo, trabalho fotográfico documental sobre a Guerrilha do Araguaia (premiado no 13º Paraty em Foco na categoria ensaio), o desastre radiológico do Césio 137 e a história de Santa Dica de Goiás. Possui interesse em pesquisar imagem, polí­tica e fotografia documental.

Curiculo lattes:http://lattes.cnpq.br/1621991372803747


ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8506-2563

References

CHIARELLI, T. A fotografia contaminada. In: Arte internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 2002, p. 115-120.

CHIODETTO, Éder. Geração 00: A nova fotografia brasileira. São Paulo: Ed. SESC, 2013.

DIEGUES, Isabel e ORTEGA, Eduardo. Fotografia na Arte Brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Ed. Cobodó, 2013.

DUGUET, Anne-Marie. Dispositivos. In: Transcinemas. Kátia Maciel (org.). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2009.

FERNANDES Jr., Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. Revista FACOM, n. 16, 2006.

POIVERT, Michel. La photographie contemporaine. Paris: Ed. Flamarion, 2010.

ROUILLÉ, André. Da arte dos fotógrafos í fotografia dos artistas. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artí­stico Nacional, n. 27. FUNARTE : Rio de Janeiro, 1998.

Published

2019-12-05

Issue

Section

Artigos