Neurociências: A Filosofia e o Novo Status do Inconsciente
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.017-029Palavras-chave:
inconsciente, consciência, pensamento, estética.Resumo
RESUMO: este artigo reúne autores da neurociência e ciências cognitivas, para tecer um breve panorama sobre recentes avanços científicos de suas áreas de pesquisa. Discorremos sobre novas concepções acerca da entrada de dados pelos órgãos dos sentidos, as consequências emocionais da interocepção e da percepção, além das atribuições das esferas do inconsciente e da consciência. A quantidade de informações ambientais e internas que segue para o inconsciente selecionar, desabilita ao menos duas crenças tradicionais: a falta de qualidade das informações disponibilizadas pelos sentidos físicos e a obscuridade do inconsciente, que se acreditava ser um vasto abismo de traumas e instintos grosseiros.
PALAVRAS-CHAVE: inconsciente; consciência; pensamento; estética.
Downloads
Referências
BARRETT, L. F. How emotions are made: the secret life of the brain. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, 2017.
CLAXTON, G. Intelligence in the flesh: why your mind needs your body much more than it thinks. Londres: Yale University Press, 2015.
DAMASIO, A. A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
EAGLEMAN, D. Incognito: the secret lives of the brain. New York: Randon House, 2011.
NORRETRANDERS, T. The user illusion: cutting consciusness down to size. New York: Peguin Books, 1998.
SACKS, Oliver. Seeing Voices: A Journey Into the World of the Deaf. Oakland: University of California Press, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).