Tecnologia, Arte e Entretenimento: A Obscuridade dos Artifícios para Estímulo do Progresso e do Consumo.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2014.1.02.09-20Palavras-chave:
Arte contemporânea, Entretenimento, TecnologiaResumo
A proposta deste artigo é gerar reflexões a respeito das relações entre os avanços tecnológicos e o uso do entretenimento, inseridos no contexto da arte contemporânea, como um modo de estimular determinadas ideologias e reforçar sistemas de controle sobre determinado público, visando estimular, principalmente a crença no progresso tecnológico. Apresentamos nosso argumento localizado em três momentos distintos: (1) Exposições Universais do século XIX; (2) as implicações sobre o contexto dos meios de comunicação e o consumo, especificamente sobre o cinema e a televisão, e (3) a problematização da arte no século XXI, quando inserido nos dos meios digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).