Tecnologia, Arte e Entretenimento: A Obscuridade dos Artifí­cios para Estí­mulo do Progresso e do Consumo.

Autores

  • Venise Paschoal de Melo Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Luciana Martha Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2014.1.02.09-20

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Entretenimento, Tecnologia

Resumo

A proposta deste artigo é gerar reflexões a respeito das relações entre os avanços tecnológicos e o uso do entretenimento, inseridos no contexto da arte contemporânea, como um modo de estimular determinadas ideologias e reforçar sistemas de controle sobre determinado público, visando estimular, principalmente a crença no progresso tecnológico. Apresentamos nosso argumento localizado em três momentos distintos: (1) Exposições Universais do século XIX; (2) as implicações sobre o contexto dos meios de comunicação e o consumo, especificamente sobre o cinema e a televisão, e (3) a problematização da arte no século XXI, quando inserido nos dos meios digitais.

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Biografia do Autor

Venise Paschoal de Melo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Estudos de Linguagens (UFMS), doutoranda em Tecnologia/PPGTE (UTFPR, Curitiba/PR - Brasil).

Luciana Martha Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Pós-Doutora pela Universidade de Michigan.Professora do PPGTE/UTFPR.

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Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos