A Arte de Juraci Dórea: Percepção Visual Aplicada e Diálogos Intersemióticos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.136-154Palavras-chave:
Desenho, escultura, intersemiose, cultura, lógica do sentidoResumo
Este artigo investiga a relação das categorias visuais de obras de Juraci Dórea com a representação de signos da cultura sertaneja. A pesquisa é desenvolvida pela análise intersemiótica entre as obras de Dórea, o romance Seara vermelha, de Jorge Amado e o filme Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha. Ícones, índices, símbolos pictóricos, signos literários e cinematográficos foram investigados de forma isolada e comparativa, a fim de se identificar os sentidos socioculturais e similaridades que eles evocam, através de suas articulações. O suporte teórico mais relevante foi encontrado nas teorias da percepção visual. Além disso, o trabalho é também interdisciplinar porque dialoga com os campos da semiótica, antropologia e filosofia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).