Das Vedutes às Vistas Urbanas: Olhar para a Belo Horizonte de 1910

Autores

  • Débora Veríssimo Costa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.201-214

Palavras-chave:

Vista Urbana, Fotografia, Cartão Postal, Arquitetura Eclética, Belo Horizonte

Resumo

A considerável produção das chamadas vedutes durante o século XVIII nos aponta o prenúncio de um mercado que viria a tomar corpo no final do século seguinte. Com a popularização da fotografia e a criação dos cartões postais a partir de 1880, as vistas urbanas caem no gosto de um público ávido por conhecer as belezas construí­das ao redor do mundo. A primeira cidade planejada do Brasil não fugiria deste cenário, Belo Horizonte será representada em diversos cartões postais como signo do discurso republicano brasileiro. Através de um conjunto de postais de 1910 acompanhamos alguns dos principais edifí­cios ecléticos da cidade, idealizada como o que há de mais moderno no paí­s.

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Biografia do Autor

Débora Veríssimo Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, na linha de pesquisa – Processos Comunicativos e Práticas Sociais, atualmente ministra a disciplina Memória, Cidade e Consumo: Visualidades em Belo Horizonte, baseada na pesquisa de doutorado. Mestre em Comunicação Social pelo mesmo programa, na linha de pesquisa – Textualidades Midiáticas. (Bolsista CAPES PROEX, 2017). Especialista em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas (2010). Graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas (2008). Endereço: Belo Horizonte, Minas Gerais. E-mail: deboracosta72@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4853923939777060

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Publicado

2018-12-10

Edição

Seção

Artigos