Um Corpo de Mulher e Resistência em Sin Titulo. Liliana Maresca con su Obra
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.1-13Palavras-chave:
arte latino-americana, corpo feminino, Liliana MarescaResumo
Neste artigo nos debruçaremos sobre a fotoperformance Sin Título. Liliana Maresca con su obra (1983), da artista argentina Liliana Maresca (1951 – 1994), de modo a propor um estudo a respeito do corpo de mulher enquanto dispositivo de resistência. Para tanto, articularemos as abordagens teóricas de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e Judith Butler, e abordaremos a categoria gênero enquanto um dispositivo de controle dos corpos. Apontaremos também uma perspectiva histórica do período da ditadura militar argentina e de como as performances ganham espaço enquanto linguagem artística neste contexto. Por fim, articularemos questões disparadas pela obra de Maresca com o nosso campo teórico-conceitual delineado para problematizar dispositivos de controle e afirmar o corpo feminino enquanto dispositivo de resistência.
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