Thereza Simões: uma Precursora da Arte Conceitual no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.14-26Palavras-chave:
Thereza Simões, arte conceitual, arte brasileira, arte contemporânea, arte e políticaResumo
O objetivo do artigo é apresentar e analisar alguns trabalhos da artista brasileira Thereza Simões. Thereza foi uma das precursoras da arte conceitual no Brasil, durante o final dos anos 1960 e o início da década de 1970. Embora seja uma criadora ainda muito pouco estudada, Thereza possui uma produção de relevância inquestionável. Pretende-se, com a pesquisa, contribuir de alguma forma para retirar a obra dessa importante artista da obscuridade. Como referencial teórico, far-se-á uso dos escritos do crítico de arte Frederico Morais, com quem a artista mantinha estreito diálogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).