Ação Educativa e Mediação: questões de investigação

Autores

  • Denise Adriana Bandeira Universidade Estadual do Paraná - Campus Curitiba 2, PR

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2014.1.01.172-182

Palavras-chave:

polí­tica cultural, educação em museus, ação educativa, mediação

Resumo

Neste artigo foram reunidos tipologias, conceitos, elementos e caracterpisticas da ação educativa realizada em espaços museais a partir de um breve levantamento em publicações acadêmicas da área em acervo digital e fóruns online. Foram apresentados sinteticamente alguns aspectos da polí­tica pública, além de desdobramentos e reflexões sobre o desenvolvimento das equipes e da programação educativa. Eles são justificados pela falta de avaliação continuada desse campo e, em especial, sob o ponto de vista da demanda (BOURDIEU, 2007, 2012). A propósito da relação museu e escola e a pertinência das ações educativas se observa analiticamente a aplicação de dois conceituados modelos de educação museal. Por fim, esta breve investigação objetivou resumir aspectos da elaboração de ações educativas e possibilidades de mediação em instituições museais. Contudo, justifica-se, por limite investigativo, que não foram apresentados conceitos e referenciais teóricos adotados para o desenvolvimento desses trabalhos educativos.

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Biografia do Autor

Denise Adriana Bandeira, Universidade Estadual do Paraná - Campus Curitiba 2, PR

Doutor em comunicação e semiótica (PUCSP); mestre em educação (UFPR); professor adjunto do Colegiado de Artes Visuais da FAP; artista, pesquisadora e membro do Núcleo de Arte e Tecnologia da Faculdade de Artes do Paraná / UNESPAR

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Publicado

2014-05-08

Edição

Seção

Artigos