AS SOMBRAS E AS VOLTAS - UCCELLO E ARTAUD
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.280-293Palavras-chave:
Sombra. Paolo Uccello. Antonin ArtaudResumo
O presente trabalho constitui uma reflexão à maneira de um ensaio, cujo arranjo propõe a escuta de extratos da escrita de Antonin Artaud (1896-1948) na ambiência plástica de algumas pinturas de Paolo Uccello (1397-1475). Neste andamento, a questão que se apresenta é o prenúncio de sombras, estimado aqui como o impróprio da luz que se volta nas coisas, e que ao seu modo manifesta o limiar da representação e/ou a dissimulação de qualquer próprio. Em Artaud, o gesto de doar sombras às palavras, conforme sugerido em seus fragmentos, parece aclimatar ou dar cumprimento à indeterminação sensível que a sua obra teatral ensina. Concomitantemente, algumas imagens plásticas de Uccello parecem intuir ou dar ares de equivalente ensinamento, o que faculta pensar que a aproximação entre tais fenômenos de arte seria da ordem de um ensaio entre véus.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).