AS SOMBRAS E AS VOLTAS - UCCELLO E ARTAUD
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.280-293Keywords:
Sombra. Paolo Uccello. Antonin ArtaudAbstract
O presente trabalho constitui uma reflexão à maneira de um ensaio, cujo arranjo propõe a escuta de extratos da escrita de Antonin Artaud (1896-1948) na ambiência plástica de algumas pinturas de Paolo Uccello (1397-1475). Neste andamento, a questão que se apresenta é o prenúncio de sombras, estimado aqui como o impróprio da luz que se volta nas coisas, e que ao seu modo manifesta o limiar da representação e/ou a dissimulação de qualquer próprio. Em Artaud, o gesto de doar sombras às palavras, conforme sugerido em seus fragmentos, parece aclimatar ou dar cumprimento à indeterminação sensível que a sua obra teatral ensina. Concomitantemente, algumas imagens plásticas de Uccello parecem intuir ou dar ares de equivalente ensinamento, o que faculta pensar que a aproximação entre tais fenômenos de arte seria da ordem de um ensaio entre véus.
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