SOBRE UM DISCURSO ESTÉTICO DA PRESENÇA NEGRA EM SALVADOR EM PIERRE VERGER E GILBERTO GIL

Autores

  • Jefferson Willian Gohl Unespar, campus de União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.1.57-76

Palavras-chave:

Pierre Verger, Gilberto Gil, corpo negro, espaço Atlântico

Resumo

O fotógrafo Pierre Verger e o cancionista Gilberto Gil figuram no Brasil como portadores de determinada postura com relação a herança africana no paí­s. O objetivo deste trabalho é investigar elementos nas trajetórias de ambos que ajudem a explicar os laços de filiação entre um e outro e uma determinada perspectiva estética sobre a presença negra na Bahia, em particular na cidade de Salvador. Elementos que se articulam de maneira transnacional, e que, revelam no documentário Pierre Verger: Mensageiro de dois mundos uma aguda procura por legitimidade no discurso estético que elege o corpo negro como foco de uma consciência engajada e renovada no espaço

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Biografia do Autor

Jefferson Willian Gohl, Unespar, campus de União da Vitória

Doutor em História Cultural pela Universidade de Brasí­lia –UnB, Mestre em História - Cultura e poder pela Universidade Federal do Paraná. É professor de História do Brasil Republicano, História oral e teoria da história no curso de História da UNESPAR - Campus União da Vitória

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Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Artigos