NOTAS SOBRE PORTINARI E A CONFIGURAÇÃO DO MEIO DAS ARTES NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.2.32-43Palavras-chave:
Arte Moderna, Modernismo, Pintura Brasileira, Candido PortinariResumo
O presente artigo pretende apresentar aspectos do processo formativo de Candido Portinari, "o pintor que domina este segundo momento da arte brasileira do entre-guerras" , segundo uma importante historiadora da arte brasileirae, e alguns dilemas da sua pintura. Esses dilemas carregam uma relação interessante ao mesmo tempo com as demandas políticas e culturais daquele momento e com a maneira particular como o país metabolizou a arte moderna.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-25
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).