MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA OU TRANS-GREDINDO A ARTE DO GÊNERO
PARADIGMA INDICIÁRIO E OS REGIMES DE VISIBILIDADE NAS REPRESENTAÇÕES PICTÓRICAS DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10539Resumo
No presente texto, analisamos os diversos sentidos, a partir de distintas obras e gêneros artísticos do século XVII aos dias atuais, que o quadro Moça com Brinco de Pérola do artista holandês Johannes Vermeer foi tomando ao longo da história. Dialogando com categorias e autorias interdisciplinares, propomos uma discussão que leve em conta os efeitos do paradigma indiciário e dos regimes de visibilidade que operam nas representações de gênero da obra supracitada. Com isso, propomos outros olhares de Moça com Brinco de Pérola, a partir as perspectivas das artes trans, mas também as possibilidades de racialização do debate.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Art&Sensorium

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).