A DECOLONIALIDADE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
DIÁLOGOS DA HQ AJURICABA DE ADEMAR VIEIRA E JUCYLANDE JÚNIOR E A AUTOETNOGRAFIA A QUEDA DO CÉU DE DAVI KOPENAWA E BRUCE ALBERT
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10530Resumo
O presente artigo faz uma análise da narrativa gráfica Ajuricaba, de Ademar Vieira e Jucylande Júnior em diálogo com a autoetnografia A Queda do Céu de Davi Kopenawa e Bruce Albert na qual propõe realizar uma teia de relações que enfatiza a complexidade e a interdependência dos elementos que dialogam em ambas as obras. A crítica ao desenvolvimento e à globalização, bem como à colonialidade do poder, são temas centrais que convergem na luta existente na narrativa gráfica de Ajuricaba. Sendo assim, foram utilizados como aportes teóricos deste artigo as terias de Escobar (2005) e Quijano (2005).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2025-05-19
Edição
Seção
Dossiê: Inconsciente e contracultura: dissidências artísticas alternativas
Licença
Copyright (c) 2025 Art&Sensorium

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).