A DECOLONIALIDADE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

DIÁLOGOS DA HQ AJURICABA DE ADEMAR VIEIRA E JUCYLANDE JÚNIOR E A AUTOETNOGRAFIA A QUEDA DO CÉU DE DAVI KOPENAWA E BRUCE ALBERT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10530

Resumo

O presente artigo faz uma análise da narrativa gráfica Ajuricaba, de Ademar Vieira e Jucylande Júnior em diálogo com a autoetnografia A Queda do Céu de Davi Kopenawa e Bruce Albert na qual propõe realizar uma teia de relações que enfatiza a complexidade e a interdependência dos elementos que dialogam em ambas as obras. A crítica ao desenvolvimento e à globalização, bem como à colonialidade do poder, são temas centrais que convergem na luta existente na narrativa gráfica de Ajuricaba. Sendo assim, foram utilizados como aportes teóricos deste artigo as terias de Escobar (2005) e Quijano (2005).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Pereira Smith, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Pará (PPGDSTU/NAEA/UFPA) com estágio pós-doutoral em Estudos Comparados na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGL/UNIOESTE); Professor do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/UFPA) e do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA).

José Henrique, Universidade Federal do Pará

Mestrando do Curso de Pós Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia pela Universidade Federal do Pará - PPLSA/UFPA.

Downloads

Publicado

2025-05-19

Edição

Seção

Dossiê: Inconsciente e contracultura: dissidências artísticas alternativas