EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E RESISTÊNCIAS
A SÉRIE SEX EDUCATION NO ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10279Resumo
Este artigo investiga as possibilidades pedagógicas da série Sex Education na sensibilização de professores para questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar, com ênfase no enfrentamento de violências vividas por estudantes LGBTQIAPN+. A pesquisa, realizada com professores/as de Arte do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava (PR), utilizou grupos focais para explorar as percepções docentes sobre as representações midiáticas e suas relações com práticas educativas. Fundamentada em pedagogias culturais, a análise das falas destacou tanto resistências culturais e institucionais quanto o potencial transformador de narrativas audiovisuais na formação docente. Os resultados revelam que a série propicia reflexões críticas e contribui para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, embora seu uso exija preparo e suporte institucional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Art&Sensorium

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).