EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E RESISTÊNCIAS

A SÉRIE SEX EDUCATION NO ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA ESCOLA

Authors

  • Felipe Caldas UNB
  • Cayo Honorato Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10279

Keywords:

Sex Education, Formação docente, Pedagogias culturais, Gênero e sexualidade, Violência escolar

Abstract

This article investigates the pedagogical potential of the series Sex Education in raising teachers' awareness of gender and sexuality issues in school environments, with an emphasis on addressing violence experienced by LGBTQIAPN+ students. The research, conducted with Art teachers from the Regional Education Center of Guarapuava (PR), employed focus groups to explore teachers' perceptions of media representations and their relation to educational practices. Grounded in cultural pedagogies, the analysis of the discussions highlighted both cultural and institutional resistances as well as the transformative potential of audiovisual narratives in teacher training. The findings reveal that the series fosters critical reflections and contributes to the development of more inclusive pedagogical practices, although its use requires preparation and institutional support.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cayo Honorato, Universidade de Brasilia

Professor Adjunto IV no Departamento de Artes Visuais (VIS) do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB), na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da UnB, do qual é atualmente coordenador. Possui experiência e pesquisa sobre a atuação dos públicos e a mediação cultural, no âmbito das relações entre as artes visuais e a educação. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP), na linha de Filosofia e Educação, com estágio na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Granada (UGR), Espanha; mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de Cultura e Processos Educacionais; especialista em Arte Contemporânea e bacharel em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. É líder do grupo de pesquisa Arte, Educação e Mediação Cultural, cadastrado no CNPq. Integra a rede Another Roadmap for Arts Education desde 2015. Foi pesquisador associado do Centre for the Study of the Networked Image (CSNI) da London South Bank University (LSBU), Reino Unido, entre 2018 e 2019, onde também foi pesquisador visitante durante o estágio pós-doutoral. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. E-mail: cayohonorato@unb.br

References

ALTMANN, Helena. Gênero e Sexualidade na Educação: Estudos e Pesquisas. São Paulo: Cortez, 2003.

BALESTRIN, Patrícia Abel; SOARES, Rosângela de Fátima Rodrigues. Gênero e sexualidade nas práticas educativas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 16, pág. 47-61, jan./jun. 2015.

BALISCEI, João Paulo. Vilões, heróis e coadjuvantes: um estudo sobre Masculinidades, Ensino de Arte e Pedagogias Disney. 2018. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2018.

BORGES, Rafaela Oliveira. Direito às diferenças em detrimento da “ideologia de gênero”: resistências cotidianas na educação. ACENO-Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 9, n. 21, p. 173-186, 2022.

BUTLER, Judith. Corpos que importam/Bodies that matter. Sapere Aude, v. 6, n. 11, p. 12-16, 2015.

CADILHE, Alexandre José. “Tenho dificuldades em lidar com essa situação”: narrativas, gênero e sexualidade na formação continuada de professores/as. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, pág. 46-49, 2017.

CASSIANO, Fernando Henrique et al. O diálogos acerca das diversidades de gênero e de sexualidades no currículo das escolas públicas. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 5, n. 1, p. 37-57, 2023.

CHARTIER, Roger; BOURDIEU, Pierre. A leitura: uma prática cultural. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger Chartier. In: CHARTIER, R. (org.) Práticas de Leitura. Trad. Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2001, p. 229-254.

CONNELL, Raewyn W. Growing up masculine: Rethinking the significance of adolescence in the making of masculinities. Irish journal of sociology, v. 14, n. 2, p. 11-28, 1995.

CONNELL, Raewyn W. Masculinities, change, and conflict in global society: Thinking about the future of men's studies. The Journal of Men’s Studies, v. 11, n. 3, p. 249-266, 2003.

CONNELL, Raewyn. The men and the boys. Univ of California Press, 1997.

CONNELL, Robert W. Change among the gatekeepers: Men, masculinities, and gender equality in the global arena. Signs: Journal of Women in Culture and Society, v. 30, n. 3, p. 1801-1825, 2005.

CONNELL, Robert W.; MESSERSCHMIDT, James W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, v. 21, n. 01, p. 241-282, 2013.

DADICO, Luciana. Violência Escolar de Gênero: uma abordagem teórico-crítica. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 32, n. 69, p. 78-89, 2023.

ELLSWORTH, Elizabeth. Places of learning: Media, architecture and pedagogy. New York: Routledge, 2005.

ESPERANÇA, Angelo Cabral; SILVA, Iolete Ribeiro da; GOMES, Fábio Alves. As trajetórias escolares de sujeitos LGBTQIA+ amazônidas: possibilidades críticas para a formação de professores. Revista e-Curriculum, v. 21, 2023.

FERNANDES, Nathaly Cristina; NATIVIDADE, Carolina dos Santos Jesuino da. A naturalização da violência contra a mulher. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 76076-76086, 2020.

FINCO, Daniela; SOUZA, Adalberto dos Santos; OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz. Desafios para discussão sobre gênero e diversidade na escola. In: FINCO, Daniela; SOUZA, Adalberto dos Santos, OLIVEIRA; Nara Rejane Cruz (Orgs.). Educação e resistência escolar: gênero e diversidade na formação docente. São Paulo: Alameda, 2017.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & educação-fruir e pensar a tv. Autêntica, 2017.

GIROUX, Henry (2012). Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In Tomaz T. Silva (Ed.), Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais da educação(pp. 129-154). Vozes.

GOMES, Marcos Alexandre de Souza. O papel da mídia na difusão das representações sociais. Comum, Rio de Janeiro, v. 6, n. 17, p. 111-125, jul./dez. 2001.

GUI, Roque Tadeu. Grupo focal em pesquisa qualitativa aplicada: intersubjetividade e construção de sentido. Revista Psicologia: organizações e trabalho, v. 3, n. 1, p. 135-159, 2003.

HALL, Stuart. A ideologia e a teoria da comunicação. Matrizes, v. 10, n. 3, p. 33-46, 2016.

JENKINS, Henry. Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century. An occasional paper on digital media and learning. John D. and Catherine T. MacArthur Foundation, 2006.

KNOBEL; M.; LANKSHEAR, C. (2005). Memes and affinities: Cultural replication and literacy education. ANNUAL NRC, Miami.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MACHADO de Oliveira Junior, W. ., & Girardi, G. (2020). O CINEMA COMO DIFERENÇA NA LINGUAGEM DO ENSINO DE GEOGRAFIA: : uma cartografia provisória. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 45–66. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.872

MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo, Parábola: 2008.

MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. Princípios gerais para o tratamento das relações entre a fala e a escrita. In: Marcuschi, Luiz Antonio; Dionisio, Angela Paiva. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MARCUSCHI, L. A. Análise da Conversação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

QUEIROZ, Jandira. Rumo ao final do arco-íris: o que mudou no discurso sobre personagens homossexuais na grande mídia de entretenimento na última década e por quê? 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005. Disponível em: https ://repositorio .uniceub .br /jspui /handle /123456789 /1292. Acesso em: 19 dez. 2024.

RAMALHO, Felipe de Castro. A representação do diverso no cinema de animação. 2020. Tese de doutorado. 450 p.

REID, Julian. Foucault and the imagination: the roles of images in regimes of power and subjectivity. Subjectivity, v. 11, p. 183-202, 2018.

ROSOSTOLATO, Breno. O homem cansado: uma breve leitura das masculinidades hegemônicas e a decadência patriarcal. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 29, n. 1, p. 57-70, 2018.

RUSSO, Vito. The celluloid closet. New York: Harpe & How, Publishers, 1987.

SANTAELLA, Lucia; HISGAIL, Fani. Semiótica Psicanalítica: clínica da cultura. Editora Iluminuras Ltda, 2016.

SILVA, Andrey Ferreira da et al. Elementos constitutivos da masculinidade ensinados/apreendidos na infância e adolescência de homens que estão sendo processados criminalmente por violência contra a mulher/parceira. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 2123-2131, 2022.

SILVA, Vinícius de Oliveira; MARTELLI, Andréa Cristina; SANDRI, Simone. As temáticas de gênero e sexualidade na bnc-formação. Diversidade e Educação, v. 11, n. 1, p. 911-938, 2023.

SILVA, Mateus Rosalvo de Oliveira. Corpos indecentes na escola e suas revoluções, Revista Fragmentos do Nucleo de Estudos dos Conflitos e Intolerâncias (DIVERSITAS FFLCH-USP), 2018.

SILVA, Tomás Tadeu. Identidade e diferença. 2 ed. Vozes, Petrópolis, 2003.

TORRES, M. A.; SARAIVA, I. M. M.; GONZAGA, R. M. Sexualidades no contexto escolar: violência ética e disputas por reconhecimento. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. e250049, 9 nov. 2020.

TORRES, Marco Antônio; SARAIVA, Izabella Marina Martinho; GONZAGA, Rubens Modesto. Sexualidades no contexto escolar: violência ética e disputas por reconhecimento. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. e250049, 2020.

URRA, Flávio. Trabalho com homens e masculinidades: teorias e pressupostos metateóricos. Autores de Agressão: Subsídios Para uma Abordagem Interdisciplinar, 2021.

VIEIRA, Davi Aragão; VITELLI, Celso. O filme Don Juan DeMarco e a construção do ‘homem sedutor'. Revista Digital do LAV. v. 14, n. 3 (2021), p. 5-26, 2021.

WRIGHT, J. J.; FALEK, Joshua; GREENBERG, Ellis. Queer joy-centered sexuality education: offering a novel framework for gender-based violence prevention. Journal of LGBT Youth, p. 1-23, 2024.

Published

2025-04-09 — Updated on 2025-06-26

Versions