COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: ANÁLISE CURRICULAR DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DA REDE PÚBLICA
Palabras clave:
Competência profissional, Avaliação educacional, Gestão em saúde, Currículo, EnfermagemResumen
Objetivo: objetivou-se analisar o projeto político pedagógico de cursos de graduação da rede pública em relação quanto à abordagem das competências gerenciais da formação na área da saúde. Método: pesquisa documental, descritiva e quantitativa. Foi realizada entre abril a junho de 2016. Foram selecionadas sete universidades públicas do estado do Paraná e analisados 10 Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de 47 cursos. Os dados obtidos foram compilados em planilhas eletrônicas e submetidos à análise estatística descritiva. A verificação das competências gerenciais em estudo respeitou às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que regem a formação em saúde. Resultados: constatou-se que o PPP de quatro cursos não abordava todas as competências gerenciais estabelecidas nas DCN. A competência liderança foi a menos contemplada nos currículos. Conclusão: concluiu-se que os cursos investigados abordam as competências gerenciais, mas há necessidade de maior enfoque às competências que habilitam os profissionais ao gerenciamento da equipe e/ou do trabalho na área da saúde.